Notícias
Codevasf na TV Cultura
Antes de percorrer as cidades ribeirinhas do rio São Francisco, a equipe da TV CUltura esteve em Brasília para entrevistar o presidente da Codevasf, Luiz carlos Everton de Farias, em seguida partiu para a expedição. A Codevasf apoiou as gravações por meios das unidades regionais. O diretor do programa “Pátria das Águas”, acompanhado do diretor de fotografia, da assistente de produção e da produtora, gravou no dia 12 de novembro imagens e entrevistas na cidade de Penedo e em Porto Real do Colégio, em Alagoas, onde a Companhia mantém a Estação de Piscicultura do Itiúba. As gravações foram feitas a partir da barragem de Sobradinho, na Bahia, e passando ainda por Juazeiro na Bahia, Petrolina em Pernambuco, Paulo Afonso e Xingó.
Os trabalhos foram finalizados em Penedo e em Porto Real do Colégio em Alagoas, concluindo os trabalhos na foz do rio, no município de Piaçabuçu, também em Alagoas.
No município de Porto Real do Colégio, a equipe conheceu a Estação de
Piscicultura do Perímetro Irrigado de Itiúba. Na oportunidade foram gravadas
cenas de uma reprodução artificial de peixes, e entrevista com o engenheiro de
pesca da Codevasf em Alagoas, Kley da Cunha Lustosa, sobre o trabalho realizado pela Codevasf na revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
O programa “Pátria das Águas” é exibido em 20 estados brasileiros, em
canais abertos e a cabo, e tem como objetivo chamar a atenção para a
necessidade da preservação ambiental. O documentário da TV Cultura será exibido em 5 edições nos 19 e 26 de novembro, e 3, 10 e 17 de dezembro, sempre às oito e meia da noite, com reapresentações às quartas-feiras, à uma e meia da tarde.