Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf inaugura obras na região de Picos (PI)
conteúdo

Notícias

Codevasf inaugura obras na região de Picos (PI)

A Codevasf inaugurou, juntamente com o governo do estado do Piauí, um conjunto de obras na região de Picos (PI). Dentre as ações, destaque para a instalação de unidades de bombeamento em poços tubulares e a construção do Centro de Formação Hildo Diniz.
publicado: 10/12/2008 16h27, última modificação: 01/11/2022 14h10


 A Codevasf inaugurou, juntamente com o governo do estado do Piauí, um conjunto de obras na região de Picos (PI). Dentre as ações, destaque para a instalação de unidades de bombeamento em poços tubulares e a construção do Centro de Formação Hildo Diniz.

Os serviços de equipamento de poços tubulares profundos foram realizados nas localidades Serra da Fava Preta e Furta-lhe a Volta, ambas no município de Ipiranga e na localidade Bogolô, em Picos. Compreendem a instalação de sistema de bombeamento, construção de casa de bomba para quadro elétrico, reservatório, cerca de proteção, chafariz, adutora e rede elétrica.

Para o superintendente substituto da Regional da Codevasf no Piauí, Carlos Augusto Pessoa Aragão, a tarefa de equipar poços no semi-árido piauiense tem sua importância ampliada quando se pensa nos benefícios que medidas simples como essa podem acarretar para a vida das pessoas. “Mesmo sendo uma obra de pouca monta, os resultados são incalculáveis para os moradores dessas localidades e por isso ficamos felizes em inaugurá-las”, comenta o superintentende.

Participaram das solenidades governador Wellington Dias e o vice-governador Wilson Martins, o substituto do superintendente da Codevasf Carlos Augusto Pessoa Aragão, a deputada Lílian Martins, o secretário de Governo Kleber Eulálio, o deputado Osmar Júnior, o secretário da Defesa Civil Fernando Monteiro e o diretor da Secretaria Nacional da Defesa Civil Wilson Pereira.


Santa Cruz do Piauí recebe Centro de Formação em homenagem a Hildo Diniz


No município de Santa Cruz do Piauí a ação da Codevasf teve como objeto o aproveitamento hidroagrícola do poço tubular jorrante localizado na localidade Curralinhos. A obra inclui contenção do poço, construção de galpão e de área de apoio à produção e horta bem como a construção de 7.200 metros quadrados de calçamento em paralelepípedo que dão acesso ao local.

Além disso, houve a inauguração do Centro de Formação e Capacitação Dr. Hildo Diniz. O Centro é um investimento que resulta da parceria entre o governo do Estado e a Codevasf e tem como objetivo principal propiciar à população uma melhor qualidade de vida a partir da geração de renda. Dispõe de um amplo salão multiuso, lavanderias, hortas comunitárias e tanque para criação de peixes.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, o Centro de Formação e Capacitação Dr. Hildo Diniz irá contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Esta é uma obra que vai fazer o aproveitamento hidroagrícola do poço jorrante. Há uma área destinada ao turismo local e também proporcionará melhor aproveitamento do espaço para a melhoria da vida das pessoas, já que as lavadeiras passam a trabalhar numa melhor estrutura. Aliada a isso há a preocupação em capacitar e formar as pessoas, além do trabalho em hortas e piscicultura”, destaca o governador.