Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf implanta mais um projeto de tanques-rede no Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf implanta mais um projeto de tanques-rede no Piauí

Foi implantado mais um projeto de piscicultura em tanques-rede no Piauí. O arranjo produtivo ganhou reforço com a instalação de 112 tanques na barragem de Piracuruca, município à cerca de 200Km de Teresina
publicado: 21/12/2009 12h05, última modificação: 01/11/2022 14h12

Foi implantado, no início de dezembro, mais um projeto de piscicultura em tanques-rede no Estado do Piauí. O arranjo produtivo ganhou reforço com a instalação de 112 tanques na barragem de Piracuruca, município à cerca de 200Km de Teresina. O reservatório possui uma capacidade de 250 milhões de metros cúbicos e dispõe de todas as condições técnicas para o aproveitamento produtivo daquela atividade.

A partir do trabalho de mobilização que já vem ocorrendo há mais de um ano, a Associação dos Pequenos Produtores e Piscicultores da Localidade Cantinho, com 31 associados, recebeu além dos tanques-rede, capacitações de técnicos da Codevasf, Governo do Estado do Piauí/Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sebrae. A Codevasf também disponibilizou equipamentos para monitoramento da água, transporte e manejo do pescado.

O projeto traduz um esforço de maximizar o aproveitamento do potencial hídrico do manancial, dentro de uma metodologia que assegure padrão e regularidade de pescado para o comércio regional. Para tanto, teve início com dois tanques-rede berçários, com 5 mil alevinos de tilápia revertida. A cada quinze dias serão povoados dois desses tanques que por sua vez fornecerão os chamados “alevinões” para cinco outros tanques de engorda até a totalização de 12 tanques berçário e cem tanques de engorda. A meta é produzir cem toneladas de pescado/ano que chegarão ao mercado na forma de filé, inteiros, eviscerados e posteados.

O grupo se mostrou bastante satisfeito com a condução dos trabalhos e com o acompanhamento realizado pela Codevasf, demonstrando a vontade de seguir o exemplo de outras comunidades apoiadas pela Empresa, como é o caso da piscicultura na barragem de Bocaina, região de Picos (PI), onde foram fornecidos inicialmente 70 tanques-rede e hoje a Cooperativa já explora aproximadamente quinhentos deles, com produções que superam as 300 toneladas.