Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf doa balsas a produtores pernambucanos
conteúdo

Notícias

Codevasf doa balsas a produtores pernambucanos

A Diretoria Executiva da Codevasf em Brasília aprovou no último dia 16 de outubro a doação de quatro balsas fluviais para três prefeituras pernambucanas
publicado: 29/10/2009 14h25, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Diretoria Executiva da Codevasf em Brasília aprovou no último dia 16 de outubro a doação de quatro balsas fluviais para três prefeituras pernambucanas. As embarcações que estavam incorporadas ao patrimônio da Superintendência Regional da Companhia em Petrolina serão destinadas ao transporte da produção agrícola em ilhas do submédio São Francisco nos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco.

As balsas foram construídas para transportar até 25 toneladas de carga e custaram aproximadamente R$ 760 mil. As embarcações foram distribuídas agricultores da Ilha da Missão, que fica em Santa Maria da Boa Vista; Ilha Grande, em Belém do São Francisco; e às associações de produtores rurais das ilhas Massangano e do Pico, estas últimas em Petrolina.

De acordo com o advogado da Codevasf em Petrolina, Paulo Vasconcelos Filho, com a doação dos bens aos entes municipais, agora compete ás prefeituras obter a autorização da Marinha para as balsas navegarem pelo rio. Contudo, ressalta Paulo, “as balsas foram construídas para transporte de carga. Por determinação da Marinha, é proibido usá-las para o turismo ou transporte de
pessoas”.
O superintendente da Codevasf em Petrolina, Luís Frota, acredita que as embarcações vão facilitar o escoamento da produção agrícola das ilhas. Ele reforça que as balsas foram doadas às prefeituras com finalidade social, sem fins lucrativos e em benefício da comunidade local. “Caso essas condições sejam descumpridas, a doação será revogada e os bens revertidos ao patrimônio da 3ª SR”, lembra.