Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Visita de pesquisadores austríacos a Petrolina
conteúdo

Notícias

Visita de pesquisadores austríacos a Petrolina

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE) recebeu a visita de oito estudantes e dois professores do Innsbruck Universität da Áustria, coordenado pelo professor Martin Coy em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
publicado: 18/02/2009 16h29, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE) recebeu a visita de oito estudantes e dois professores do Innsbruck Universität da Áustria, coordenado pelo professor Martin Coy em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Há três semanas, eles visitam cidades do estado de Pernambuco, (Recife, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe) para a elaboração de um programa de estudo no âmbito de Mestrado, mais especificamente na especialização de Estudos do Desenvolvimento da América Latina.

O Departamento de Geografia de Innsbruck desenvolve com os estudantes, que optam por essa especialização, durante um ano, um projeto de estudos que consiste, no primeiro semestre, em vários cursos teóricos, metodológicos e temáticos. No segundo semestre, o professor Coy organiza um trabalho de campo, visando a conversação e ampliação dos conhecimentos, que normalmente é feito em parceria com instituições estrangeiras, no caso a UFPE e a Codevasf.

Segundo Coy, o objetivo da estadia em Petrolina é conhecer a região e principalmente o desenvolvimento regional com base na agricultura irrigada, fruticultura, conhecer as obras da Codevasf, o desenvolvimento no campo e as conseqüências que essa orientação para a exportação traz para a região. “Desejamos conhecer a situação dos produtores na área rural nos projetos de colonização da Codevasf para que se possa fazer um perfil sócio-econômico dessa região”, disse o professor Coy.

O grupo visitou lotes de agricultores familiares nos projetos Senador Nilo Coelho e Bebedouro, onde foi possível conhecer toda a estrutura (aquisição de lotes, ferramentas de irrigação, mão-de-obra, etc.) que envolve as culturas de goiaba, manga, banana e uva, entre outras, e informações sobre a economia local - onde a atuação da Codevasf bastante influente. Os pesquisadores realizaram ainda uma entrevista com o superintendente da Codevasf em Petrolina, Luis Frota, sobre as ações da instituição, e quais programas vêm sendo desenvolvidos para a transformação do semi-árido em forte polo da agricultura irrigada do país.