Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf apoia regata de pescadores no litoral piauiense
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia regata de pescadores no litoral piauiense

A Codevasf participou, como patrocinadora, da V Regata de Canoas da Associação dos Pescadores de Manjuba do Igaraçu, no rio Parnaíba
publicado: 17/12/2009 10h06, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Codevasf participou como patrocinadora da V Regata de Canoas da Associação dos Pescadores de Manjuba do Igaraçu. A regata ocorreu no rio Parnaíba e foi dividida em três baterias: canoas à vela, remo masculino e remo feminino. Participaram 87 pescadores e 12 pescadoras de varias colônias entre elas as de Parnaíba, Luis Correia e Ilha Grande do Piauí.

O evento mostrou-se de grande importância para divulgação e promoção das ações, pois a região detém um grande potencial aquícola e resgata a atividade como geradora de renda, principalmente nos períodos de férias, quando a população busca o litoral piauiense, advinda principalmente da capital Teresina e estados do Ceará e Maranhão.

A Associação dos Pescadores de Manjuba do Igaraçu, promotora do evento, já é assistida pela Codevasf na estruturação de uma unidade de piscicultura em tanques-rede como alternativa de renda dentro dos Arranjos Produtivos Locais, recebendo também acompanhamento técnico por parte do Escritório de Apoio de Parnaíba. A associação é composta por 33 associados que pescam por ano aproximadamente 80 toneladas de manjuba e comercializam para a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. Nesse caso, o produto destina-se à suplementação das famílias carentes de Parnaíba e Ilha Grande. A produção também é comercializada na própria região, principalmente em feiras livres e mercados. Em 2008, com o apoio dos parceiros, a Associação adquiriu um caminhão que possibilitou o envio dos produtos a mercados mais distantes, como São Paulo e Brasília.