Notícias
Codevasf: 35 anos de atuação
A Codevasf completa hoje, 16 de julho, 35 anos de atuação. A sua importância já está consolidada no âmbito dos vales do São Francisco e do Parnaíba. Com foco na promoção do desenvolvimento e na revitalização das duas bacias hidrográficas, a empresa, ao longo da sua história, busca a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Codevasf, criada em 1974, mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação e beneficia o País ao promover o crescimento econômico e social.
Com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a Codevasf tem atuado fortemente na revitalização dos vales do São Francisco e do Parnaíba. Até 2010, serão aplicados mais de R$ 1,5 bilhão em obras de contenção de encostas, recomposição de matas ciliares, implantação de sistemas de esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos, dentre outras. As obras de saneamento básico estão chegando a 194 cidades. Os recursos do PAC também estão sendo investidos na implantação de perímetros de irrigação na região.
Com a experiência adquirida em mais de três décadas de trabalho e os resultados das ações realizadas, a Codevasf conquistou importantes parceiros internacionais, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Por meio das PPPs (Parcerias Público-Privadas), a empresa tem buscado também parceiros internacionais para viabilizar projetos de irrigação em andamento.