Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Ceraqua e outros empreendimentos são inaugurados em Parnaíba
conteúdo

Notícias

Ceraqua e outros empreendimentos são inaugurados em Parnaíba

Uma série de inaugurações marcou a última semana no município de Parnaíba, no Piauí. Estão incluídos na lista o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Vale do Parnaíba - Ceraqua; o Entreposto Pesqueiro de Parnaíba; o Setor Pedagógico da Unidade de Piscicultura de Parnaíba, que está sendo transferido para o Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí; e o Centro de Estudos em Aquicultura da Universidade Estadual do Piauí.
publicado: 29/03/2010 11h21, última modificação: 01/11/2022 14h12

Uma série de inaugurações marcou a última semana no município de Parnaíba, no Piauí. Estão incluídos na lista o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Vale do Parnaíba - Ceraqua; o Entreposto Pesqueiro de Parnaíba; o Setor Pedagógico da Unidade de Piscicultura de Parnaíba, que está sendo transferido para o curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí; e o Centro de Estudos em Aquicultura da Universidade Estadual do Piauí. Os empreendimentos resultam de parcerias, levadas a efeito na forma de convênios, entre a Codevasf e o governo do Estado do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Para as inaugurações, estiveram presentes autoridades como o governador do Piauí, Wellington Dias; o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin; além de representantes da Codevasf, como o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Raimundo Deusdará Filho; o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Ricardo Luiz dos Santos; o superintendente regional da Companhia em Teresina, Guilherme Almeida; e a gerente de Desenvolvimento Territorial, Kênia Marcelino.

Ceraqua/Parnaíba

O Ceraqua/Parnaíba atuará no desenvolvimento e na transferência de tecnologias de aquicultura e dará suporte tecnológico às unidades públicas de aquicultura e de recursos pesqueiros e a Arranjos Produtivos Locais instalados ao longo da bacia do rio Parnaíba. Fornecerá, ainda, treinamento e capacitação a produtores, monitoramento e diagnose de doenças e parasitoses de peixes, moluscos e crustáceos; verificação da qualidade da água de rios dessa região e da foz do Parnaíba; e atuará em programas de educação ambiental.

O Centro contará com equipes técnicas multidisciplinares da Embrapa, da Codevasf e do Governo do Estado do Piauí e com uma das mais avançadas infraestruturas de pesquisa em aquicultura e recursos pesqueiros instaladas no Brasil.

Seminário sobre Aquicultura

A inauguração do Ceraqua/Parnaíba e dos demais empreendimentos fez parte da programação do seminário “Potencial e Perspectivas de Investimentos em Aquicultura no Piauí”, que aconteceu nos dias 23 e 24, na cidade de Parnaíba, e reuniu mais de 300 produtores e técnicos do setor. O evento resultou de parceria entre Governo do Estado do Piauí, Codevasf, Banco do Nordeste, Prefeitura Parnaíba, Embrapa, Sebrae, Senar e Associação dos Piscicultores do Piauí.

Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as oportunidades que o Piauí apresenta para o desenvolvimento da aquicultura. O Estado detém a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste e grandes reservatórios que poderão ser aproveitados para a produção de pescado.

A expectativa é que com as ações que vêm sendo implementadas se obtenha uma significativa ampliação da área de aquicultura e a geração de milhares de postos de trabalho e renda no vale do Parnaíba, que compreende o Estado do Piauí e partes dos Estados do Maranhão e do Ceará, fazendo com que essa região passe da condição de importadora para a posição de produtora e exportadora de pescado.