Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Casa Apis recebe Certificado Fairtrade
conteúdo

Notícias

Casa Apis recebe Certificado Fairtrade

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), com sede no município de Picos, no Piauí, foi contemplada, na última quinta-feira, 28 de janeiro, com o Certificado Fairtrade (Comércio Justo), concedido pela FLO-CERT GmbH. A Casa Apis é apoiada pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais-APLs da Codevasf desde 2007.
publicado: 29/01/2010 17h01, última modificação: 20/06/2018 17h06

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), com sede no município de Picos, no Piauí, foi contemplada, na última quinta-feira, 28 de janeiro, com o Certificado Fairtrade (Comércio Justo), concedido pela  empresa alemã FLO-CERT GmbH. Apoiada pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais-APLs da Codevasf desde 2007, a Casa Apis é a primeira cooperativa apícola exportadora certificada no Brasil.

O sistema Fairtrade é uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos e de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, onde o produtor recebe justa remuneração por seu trabalho. O certificado agrega valor ao produto e, por isso, facilita a comercialização em mercados mais exigentes, principalmente o Europeu. Consumidores conscientes dão preferência aos produtos certificados, o que pode ser constatado por meio de selos nos rótulos.

Para alcançar esse reconhecimento, a Casa Apis atendeu a alguns critérios de avaliação, como a preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente; a criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem suas condições de vida e de trabalho e o envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que o afetam.

CASA APIS

Fundada em junho de 2005, a Casa Apis foi estruturada e constituída no âmbito do PROMEL, programa de geração de emprego e renda e combate à pobreza no Nordeste que tem como base o referencial metodológico para atuação em cadeias produtivas envolvendo populações carentes e possui o intuito de fomentar a apicultura no país para a geração de emprego e renda.

A Casa Apis é formada por dez cooperativas - CAMPIL, COOAPI, COMAPI, COOPASC, COOAPIS Cariri, COOPIX, COMPAI, CODERVAP, COABEL e COOPERNECTA – e envolve cerca de 1.500 famílias de apicultores capacitadas para operar em toda a cadeia produtiva do mel de forma competitiva (Com informações do site www.casaapis.net).