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Cajucultura no Piauí

Atendendo a um convite do superintendente e de técnicos da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, reuniram-se as principais instituições envolvidas na cadeia produtiva do caju no Estado
publicado: 18/02/2009 11h57, última modificação: 01/11/2022 14h10

Atendendo a um convite do superintendente e de técnicos da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, reuniram-se as principais instituições envolvidas na cadeia produtiva do caju no Estado.

Estiveram presentes na reunião representantes do Governo do estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, SEBRAE, Embrapa Meio Norte, Universidade Federal do Piauí (Centro de Ciências Agrárias) e Banco do Brasil.

O encontro teve como pauta a retomada das ações de planejamento, modernização e ampliação da cadeia produtiva do caju, de forma competitiva e includente. Além de temas como a padronização da cajuína e o mercado da castanha, foram debatidos também assuntos como a assistência técnica aos produtores, o controle da mosca branca e a qualidade das mudas.

Na ocasião, a Codevasf entregou aos presentes um Relatório de Avaliação das suas Ações, referentes à seleção de produtores e posterior fornecimento de mudas em diversos municípios piauienses, por parte da Superintendência no período de 2002 a 2008. Nele estão registrados investimentos da ordem de R$ 14,5 milhões, o que representa cerca de cinco milhões de mudas distribuídas e, consequentemente, mais de 14 mil hectares plantados, considerando perdas durante e após o plantio em torno de 40%, por questões climáticas ou de manejo.

Esses dados reforçaram a importância da atividade no estado, principalmente no que tange ao acompanhamento dessas áreas e ao aproveitamento dos frutos (castanha e caju), quando os pomares estiverem em sua plena produção.

Ao fim da reunião, foram definidas as diretrizes para o tema, sendo a principal delas o papel da Secretaria de Desenvolvimento Rural como gestora do programa, que será apoiada diretamente pelas instituições parceiras. Elas terão como meta a organização das ações de forma coordenada e integrada, buscando atuar principalmente na base produtiva e na comercialização, além de buscar a atração de investimentos para o setor.