Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Agricultores do projeto Marituba irão elaborar plano de ação
conteúdo

Notícias

Agricultores do projeto Marituba irão elaborar plano de ação

Agricultores do projeto Marituba, localizado no município de Penedo (AL), reuniram-se na segunda-feira, 29 de março, com representantes da Codevasf, da Cooperativa Pindorama e a consultoria Markestrat no auditório da Superintendência Regional da Companhia em Penedo (AL) para avaliação da proposta de elaboração do plano de ação da Cooperativa Marituba (Coomarituba), organização criada para exploração agropecuária do perímetro irrigado.
publicado: 30/03/2010 17h46, última modificação: 01/11/2022 14h12

Agricultores do projeto Marituba, localizado no município de Penedo (AL), reuniram-se na segunda-feira, 29 de março, com representantes da Codevasf, da Cooperativa Pindorama e a consultoria Markestrat no auditório da Superintendência Regional da Companhia em Penedo (AL) para avaliação da proposta de elaboração do plano de ação da Cooperativa Marituba (Coomarituba), organização criada para exploração agropecuária do perímetro irrigado. O plano definirá entre outras coisas as metas para estruturação da cooperativa e o início da produção dentro dos lotes irrigados com as águas do rio São Francisco.

A proposta para elaboração do plano de ação pelos agricultores da Cooperativa Marituba contempla três dimensões: Integração, com planos de integração e de divisão e distribuição dos módulos agrícolas; Produção, com planos de produção de leite in natura e de produção de leite em pó; Organização & Métodos, com plano de transferência de atividades de organizações e métodos. Entre as metas que deverão ser formuladas estão a que define prazo para a instalação da sede e a que estrutura a cooperativa em setores com funções específicas.

A proposta foi elaborada pela consultoria Markestrat para a Cooperativa Pindorama, vencedora da licitação para Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) da área do projeto Marituba pertencente à Codevasf e que está atuando na estruturação da Cooperativa Marituba por três anos para, ao final deste período, repassar a gestão integral da área aos agricultores. Nesta fase, a Coomarituba contará com o apoio da Codevasf, do Sebrae/AL, da Cooperativa Pindorama, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e das diversas organizações de produtores rurais que atuam na área do perímetro irrigado.

“Temos uma área de 1.801 hectares, água do São Francisco em abundância, terra boa e a assistência da Codevasf. Com isso, a Cooperativa Marituba tem tudo para dar certo”, afirmou o presidente da cooperativa Edraudino Lins. Ele ainda acrescentou que os esforços da Codevasf para implantação da Cooperativa Marituba como gestora do perímetro irrigado, agregando diversos produtores da agricultura familiar da região do Baixo São Francisco, terá como um dos principais resultados a fixação do homem no campo ao criar oportunidades de geração de trabalho e renda.

Para Klécio dos Santos, presidente da Cooperativa Pindorama, que também esteve presente à reunião com os cooperados da Coomarituba, a nova cooperativa terá como diferencial para o sucesso a parceria com a Pindorama, um dos maiores exemplos brasileiros em cooperativismo. “Decidimos participar da licitação para uso do projeto Marituba por acreditar que poderemos transferir tecnologia de gestão em cooperativismo para os agricultores da Marituba. Vocês já entram no mercado com a assistência e a experiência da Pindorama”, afirmou.

Durante a reunião, o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Clementino Coelho, comunicou aos agricultores da Coomarituba que a Companhia está negociando com o Sebrae/AL a disponibilização de um consultor para atuar como gerente da cooperativa, auxiliando a diretoria no processo de gestão.

Clementino Coelho ainda reforçou a confiança da Codevasf na nova cooperativa para gestão do projeto Marituba. “A solução para o sucesso do projeto está na união de conhecimento e experiência, no qual a Codevasf agrega um corpo técnico qualificado, a Cooperativa Pindorama, com sua experiência de sucesso no cooperativismo, e os próprios agricultores que têm toda a vontade de fazer avançar o projeto”, declarou.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, comemorou a entrada de mais um parceiro no processo de implantação do projeto Marituba. “A chegada do Sebrae/AL será uma grande vitória para o projeto, pois os cooperados poderão contar com conhecimento técnico-administrativo que fortalecerá a gestão da Coomarituba. Isso também sinaliza mais uma vez que o Sebrae é um grande parceiro da Codevasf na estratégia de desenvolvimento regional para os municípios alagoanos do Vale do São Francisco”, reforçou o superintendente.

Na mesma reunião, Antônio Nélson de Azevedo ainda informou que a Codevasf está disponibilizando à Coomarituba o prédio no qual funcionava o canteiro das obras de melhoria da infraestrutura de irrigação do projeto Marituba, situado no povoado Ponta Mofina em Penedo (AL), para que seja transformado em sede da cooperativa. Com isso, as próximas reuniões já poderão ser realizadas na sede do projeto.