Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Agricultores recebem 130 toneladas de sementes de arroz
conteúdo

Notícias

Agricultores recebem 130 toneladas de sementes de arroz

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, participou, nesta segunda-feira (31), no município de Igreja Nova, da solenidade de entrega de 130 toneladas de sementes de arroz aos agricultores do Baixo São Francisco alagoano, que incluem também os irrigantes dos perímetros de Boacica, em Igreja Nova, e de Itiúba, em Porto Real do Colégio. A distribuição de sementes foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e contou com o apoio da Codevasf em Alagoas, que promoverá melhoria na infraestrutura dos perímetros irrigados.
publicado: 01/09/2009 16h19, última modificação: 01/11/2022 14h11

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, participou, nesta segunda-feira (31), no município de Igreja Nova, da solenidade de entrega de 130 toneladas de sementes de arroz aos agricultores do Baixo São Francisco alagoano, que incluem também os irrigantes dos perímetros de Boacica, em Igreja Nova, e de Itiúba, em Porto Real do Colégio. A distribuição de sementes foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e contou com o apoio da Codevasf em Alagoas, que promoverá melhoria na infraestrutura dos perímetros irrigados.

As ações da Codevasf de apoio aos irrigantes de Alagoas foram destacadas na ocasião pelo superintendente regional Antônio Nelson de Azevedo. “Temos um trabalho de parceria com os distritos com muitos anos de resultados. Nossa luta é para fortalecer o homem do campo e criar condições para seu desenvolvimento econômico e social pleno”, afirmou. O superintendente ainda declarou que a Codevasf está iniciando um processo de substituição de todo sistema de drenagem e bombeamento do distrito irrigado do perímetro de Boacica.

Antônio Nelson também defendeu o incetivo que a Codevasf e o Governo do Estado vêm dando à piscicultura, objetivando torná-la uma das principais atividades econômicas da região, tese que também foi apresentada pelo prefeito de Igreja Nova, Neiwton Silva. Outra ação também apresentada pelo superintendente foi a melhoria de estradas vicinais que servem de via para escoamento da produção.

O presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica, Manuel Mateus, agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa e à Codevasf pelo apoio aos irrigantes e anunciou a ideia de criação de um banco de sementes de arroz. “Queremos contar com a parceria da Codevasf e do Governo do Estado para implantar um banco de sementes, para que não seja mais necessária essa doação e para que possamos, nós mesmos, administrar as necessidades de semente de cada irrigante”, declarou.

Outro destaque na solenidade foi o anúncio feito pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo empresário Ivanilson Araújo, atual proprietário da Unidade de Beneficiamento de Arroz de Igreja Nova, do início do funcionamento da fábrica. A previsão é que a safra que será colhida com as sementes doadas nesta segunda-feira (31) seja beneficiada na unidade. Segundo o empresário, no futuro, a unidade também deverá fabricar arroz parbolizado. A unidade foi construída pela Codevasf, que repassou ao Governo do Estado. Em 2007, a unidade foi vendida à iniciativa privada para que fosse promovido seu funcionamento.