Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Ações da Codevasf no Território dos Cocais Piauiense
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf no Território dos Cocais Piauiense

As ações da Codevasf no Território dos Cocais Piauiense, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Terrritorial Integrado e Sustentável (PDTIS), foram apresentadas em reunião com as demais instituições que atuam nesse trabalho
publicado: 04/09/2008 12h15, última modificação: 01/11/2022 14h10

As ações da Codevasf no Território dos Cocais Piauiense, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Terrritorial Integrado e Sustentável (PDTIS), foram apresentadas em reunião com as demais instituições que atuam nesse trabalho. O Programa tem como estratégia de ação a organização, o fortalecimento e o protagonismo das comunidades locais, bem como as articulações de parcerias que visem à inclusão social e produtiva, a valorização da identidade cultural do território e a construção coletiva de soluções para a melhoria da qualidade de vida da população.

Estão sendo priorizadas iniciativas de geração de trabalho e renda, educação e identidade cultural. Entre as principais ações desenvolvidas pela Codevasf estão o Programa de Fortalecimento da Cajucultura, que já cadastrou e selecionou mais de sete mil produtores no Estado, representando cerca de quinze mil hectares plantados, aproximadamente 50 deles no território em pauta; a estruturação da ovinocaprinocultura no município de São João do Arraial, que entre outras metas, contempla a implantação de duas Unidades de Transferência de Tecnologia para atender cerca de 20 famílias, e o fortalecimento da piscicultura nos municípios de Piracuruca, Joaquim Pires e Luzilândia, com uma previsão de atender mais de cem famílias com a criação de peixes em tanques-rede.

Além das ações já em andamento, a equipe definiu como prioridade para 2008 a elaboração do diagnóstico sócio-econômico das famílias, com foco nas três principais atividades definidas para o Território: cajucultura, ovinocaprinocultura e extrativismo vegetal. Para a execução dessa meta, será contratada uma Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários, ligada à Universidade Federal do Piauí. O documento gerado pelo Plano de Ação para o Desenvolvimento do Vale do Parnaíba (PLANAP) será um dos principais instrumentos utilizados na definição das prioridades.

Desde 2007, a Codevasf é parceira dessa ação, juntamente com diversas instituições como Fundação Banco do Brasil, Sebrae e governo do Piauí entre outras.