Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Uso racional da água no Perímetro Irrigado Fulgêncio
conteúdo

Notícias

Uso racional da água no Perímetro Irrigado Fulgêncio

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), juntamente com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolvida pela empresa Plena Consultoria, realizam oficina com produtores para escolha do lote a ser utilizado como campo de demonstração do manejo de irrigação do Perímetro Irrigado Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista (PE)
publicado: 29/01/2009 11h57, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), juntamente com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolvida pela empresa Plena Consultoria, realizam oficina com produtores para escolha do lote a ser utilizado como campo de demonstração do manejo de irrigação do Perímetro Irrigado Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista (PE). Será realizada também oficina de sensibilização com os representantes das quadras do Setor Hidráulico 27. Estas atividades fazem parte da ação educativa para o uso racional da água que vêm sendo realizadas no Perímetro Irrigado Fulgêncio desde o ano de 2006.

Na última terça-feira (27) os produtores do Setor Hidráulico 33 participaram da atividade onde foi abordada a importância da irrigação adequada. Técnicos da Ater fizeram demonstração sobre o funcionamento do sistema de irrigação (aspersão convencional) e dos elementos técnicos que compõem o sistema de irrigação parcelar (aspersores, borrachas de vedação, etc.) que necessitam de manutenção e/ou substituição, bem como a aferição da vazão e pressão do lote agrícola.

A engenheira agrônoma da Ater Lêda Ribeiro chama a atenção para os danos que um vazamento ou a irrigação inadequada podem ocasionar no lote agrícola, como o encharcamento e salinização das áreas e perdas de adubos. “É importante cuidar do lote que é de onde todos aqui tiram o sustento de suas famílias”, reforça.

Os produtores participaram das atividades práticas realizadas durante o encontro. “Temos um papel importante dentro da ação educativa que é de conscientizar as pessoas a participarem e tentar encontrar solução para os problemas”, finaliza o agricultor Evilásio de Souza.

A Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), por meio do convênio firmado com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), fornece Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Operação e Manutenção e execução das obras de implantação e manutenção dos sistemas de drenagem aos produtores reassentados do Sistema Itaparica.