Notícias
Ações da Codevasf no povoado Mundéu da Onça, em Neópolis (SE)
No dia 10, a Codevasf de Sergipe instalou uma unidade de inclusão digital, inaugurou uma horta comunitária e iniciou a recuperação ambiental do córrego do Mundéu da Onça, no Povoado de Mundéu da Onça, município de Neópolis. As ações, em parceria com a Prefeitura de Neópolis e a Associação de Moradores de Mundéu da Onça, são parte das atividades do Projeto Amanhã, que a empresa direciona para a organização e capacitação da juventude do meio rural nas regiões onde atua.
A unidade de inclusão digital, com cinco computadores, irá beneficiar toda a comunidade, em especial 50 jovens que serão capacitados e terão o primeiro contato com o mundo informatizado. Segundo Paulo Viana, superintendente Regional da Codevasf no Estado, “essa ação tem uma importância muito grande, pois a inclusão digital favorece a inclusão social e é uma poderosa arma na busca do engajamento mais qualificado no mercado de trabalho”.
Contando com um kit de irrigação por gotejamento, cedido pela empresa para implantação de no mínimo 1 hectare de horta orgânica, a inauguração da horta irá atender, inicialmente, à comunidade, no que se refere à melhoria de sua alimentação, com possibilidade de abastecimento do mercado local, onde o consumo de hortaliças não é habitual devido à inexistência dos produtos.
Segundo o técnico Antonio Barbosa, responsável pelas ações no Povoado de Mundéu da Onça, “a comunidade tem se colocado como parceira em todas as atividades lá desenvolvidas. Do planejamento das ações à sua execução, os moradores do Povoado têm-se mostrado solidários e interessados, apresentando-se como parceiros de primeira hora em tudo o que a empresa vem realizando”.
A Codevasf vem buscando promover o uso sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social da população residente nas regiões onde atua.