Notícias
Congresso Brasileiro de Mamoma
No período de 15 a 18 de agosto, o Centro de Convenções de Sergipe sediará o 2º Congresso Brasileiro de Mamona. O foco do evento é o cenário atual do desenvolvimento da ricinocultura e perspectivas de novos produtos. O tema será discutido por meio de conferências, mesas redondas, workshops, apresentações orais de trabalhos técnicos e científicos. Maiores informações podem ser obtidas no site www.congressomamona.se.gov.br. ou pelos telefones (21) 3472 6528 / 6330 / 6331.
Durante os quatro dias do evento, especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores, produtores extensionistas, estudantes, industriais de extração de óleo, empresas de fomento e de geração de energia, universidades, ONGs e outras instituições estarão discutindo diversos aspectos relacionados ao agronegócio da cultura de mamona no Brasil.
As palestras abordarão os temas “Tecnologia de produção de mamona na Índia”, com Hira Pathak, Dr.Prof. da Sarda Krushinagar Dantiwada University Palampur Gujart, na Índia; “Tecnologia de produção de mamona no Brasil”, a cargo de Napoleão Beltrão - Embrapa; “Ricinoquímica: produtos obtidos do óleo de mamona”, com Jane Menegaldo Snow, da ITAL – São Paulo e “Banco de germoplasma de mamona e estratégia de pesquisa para o Estado da Bahia”, a ser proferida por Ariosvaldo Novaes Santiago, da EBDA.
Da programação constam, também, quatro mini-cursos sobre “Sistema de produção de mamona” (Tarcísio Gondim e Liv Soares Severino - Embrapa), “Extração de óleo e produção de biodiesel” (Antônio Gouveia - UFPB), “Produção de sementes” (Hira Pathak, Dr.Prof. da Sardar Krushinagar Dantiwada University Palampur Gujart – Índia e Márcia Nóbrega - Embrapa) e “Fisiologia e ecofisiologia da mamoneira” (Napoleão Beltrão – Embrapa).
No decorrer do evento, serão apresentados oito painéis abordando “Processos de produção industrial de biodisel a partir da mamona”, “Biodiesel vs ricinoquímica: preço, mercado e rumos da indústria”, “Programa Nacional de Biodiesel: geração de renda e inclusão social”, “Capacidade industrial instalada para produção de biodiesel de mamona”, e “Mamona: alergicidade, toxidez e usos atuais da torta”, “Pronaf Biodisel e Selo Combustível Social”, “Zoneamento de risco climático para mamona” e “Novas tecnologias para a cadeia produtiva de mamona”.
Ainda fazem parte da programação, duas mesas redondas (“Mamona vs outras oleaginosas para produção de biodiesel” e “Óleo de mamona: vantagens e desvantagens para produção de biodiesel”), apresentação de trabalhos científicos, demonstração de equipamentos e máquinas e lançamento do livro “Sistema de Cultivo de Mamona”, da EBDA – Bahia.