Notícias
Mais de meio milhão de alevinos no Alto São Francisco em 2005
Mais de meio milhão de alevinos de diversas espécies nativas foi jogado no rio São Francisco e na barragem de Três Marias, além de vários outros rios da Bacia. Esse é o resultado dos peixamentos realizados pela Codevasf, no período de janeiro a novembro de 2005, no Alto São Francisco. Todos os alevinos foram produzidos por meio do processo de hipofisação na Estação de Piscicultura de Três Marias, que funciona em convênio com a CEMIG.
A principal finalidade dos peixamentos é repovoar a bacia do rio São Francisco, tendo em vista que a desova natural tem sido prejudicada pela degradação do meio ambiente. Segundo o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, “os peixamentos, se não resolvem o problema da pesca no São Francisco – o que só ocorrerá com a completa revitalização da bacia, pelo menos servem para amenizar a situação. Se ainda há peixe no São Francisco, em parte pode se creditar à atuação da Codevasf”.
No total, foram utilizados 524.800 alevinos. As principais espécies usadas foram curimatá, dourado, piau verdadeiro, matrinchã, curimatá pacu, curimatá pioa e pacamã. Os peixamentos ocorreram nos municípios de Divinópolis, Itabirito, Carmo do Cajuru, Iguatama, Bom Despacho e Três Marias, beneficiando os rios Pará, Picão, Lambari, São Miguel, rio de Pedras e as barragens de Cajuru e Gafanhoto. Em todos os eventos houve a participação de prefeitos, deputados regionais, vereadores e alunos das escolas estaduais e municipais.
MAIS VIDA
Além dos peixamentos, outro trabalho que a Codevasf vem desenvolvendo através de sua equipe técnica de Três Marias é a revitalização de diversas lagoas marginais do rio São Francisco, que são os principais berçários onde os peixes geralmente desovam. O objetivo é tentar aumentar a oferta de pescado no rio e seus afluentes, já que muitas famílias ribeirinhas vivem exclusivamente da pesca. Segundo levantamento da colônia de pescadores Z-5, só o Alto São Francisco conta hoje com 1.800 pescadores artesanais e cerca de dois mil pescadores esportistas de vários locais do Brasil.