Notícias
Técnicos da Codevasf buscam experiências bem-sucedidas
Técnicos da Codevasf trocam experiência sobre um moderno sistema de redes coletoras de esgoto a vácuo, de origem norte-americana. Na reunião para apresentação da nova tecnologia, foram mostradas as suas vantagens para o saneamento básico, buscando demonstrar a viabilidade da sua implantação em municípios onde a Codevasf executa ações nesta área.
A rede coletora a vácuo, usada pioneiramente na América do Sul, em Paranaguá (PR), introduz pressão negativa na tubulação e provoca o escoamento do esgoto por conduto forçado. Do ponto de vista de execução das obras, a grande vantagem do processo é permitir escavações menos profundas (1,2 m em média) e trabalhos mais rápidos. A tecnologia existe há mais de 30 anos e é empregada em cidades litorâneas norte-americanas, européias e asiáticas, onde o lençol freático é alto, dificultando e onerando a implantação de redes convencionais.
Outra vantagem destacada na apresentação do sistema de esgoto a vácuo foi do ponto de vista econômico na implantação. A tecnologia dispensa valas profundas e elimina a construção de diversas elevatórias, bem como de poços de visita. Além disso, o sistema é mais econômico sob o aspecto da manutenção, pois é lacrado, eliminando a infiltração de águas pluviais e a contaminação do solo com esgoto.
Na reunião, além de técnicos da Codevasf, esteve presente o Deputado Federal Ivan Paixão (PPS-SE).