Notícias
Revitalização ambiental dos perímetros do Baixo São Francisco
Terminou hoje(25), em Penedo (AL), a oficina de trabalho para definir o papel da Codevasf, dos distritos de irrigação e dos produtores na execução e gerenciamento das atividades ambientais dos perímetros irrigados de Alagoas e Sergipe. O evento teve início ontem (24).
Durante os dois dias, os participantes discutiram diversos pontos, como gerenciamento e educação ambiental, coleta de embalagens de agrotóxicos, monitoramento da qualidade do solo e da água, preservação da flora e da fauna, recomposição de vegetação e de áreas degradadas dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco, os quais passarão a compor o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Participaram da oficina representantes dos distritos de irrigação de Boacica e Itiúba, localizados em Alagoas, e de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe, além da coordenadoria de meio ambiente da diretoria de Engenharia da Codevasf e de funcionários das superintendências regionais da empresa nos respectivos Estados.
Os trabalhos foram coordenados pelo engenheiro agrônomo Carlos Antônio Landi, representante do Consórcio PLENA/COAME, empresas contratadas pela Codevasf para revitalização ambiental dos perímetros públicos de irrigação em operação no vale do Velho Chico.
No final do evento, os participantes decidiram pela realização de uma segunda oficina de trabalho com a participação dos produtores de Itiúba e Boacica, respectivamente, nos dias 29 e 30 de agosto.