Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005 > Atividades de campo do Planap
conteúdo

Notícias

Atividades de campo do Planap

A equipe do Planap (Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba) dará continuidade às atividades de campo na bacia do Parnaíba com a realização de mais oficinas para definir os projetos prioritários para a região.
publicado: 19/01/2005 10h00, última modificação: 01/11/2022 14h04

A equipe do Planap (Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba) dará continuidade às atividades de campo na bacia do Parnaíba com a realização de mais oficinas para definir os projetos prioritários para a região.

De 28 a 30 de janeiro, serão realizadas reuniões nos municípios de Balsas e Uruçuí (MA) com representantes dos diversos setores sociais para definir ações no Território de Tabuleiros do Alto Parnaíba. Ainda para o mesmo Território, serão realizadas oficinas em Pastos Bons, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro.

Desde novembro, o Planap vem realizando atividades de campo na Bacia e já concluiu a fase de elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território dos Cocais. Nas atividades desse território, participaram 82 representantes de 41 municípios, mobilizando, desde o início, mais de 3 mil pessoas.

A próxima etapa do processo é a redação final do plano do território e sua divulgação para os estados e municípios envolvidos. O Território dos Cocais está localizado ao norte da Bacia e é composto por 22 municípios do Piauí, localizados na região de Esperantina e Piripiri; 09 municípios do Maranhão, localizados na região de Coelho Neto e 10 municípios do Ceará que correspondem à região da Serra do Ibiapaba.

Nesse território, técnicos da Codevasf e dos governos dos estados que integram a Bacia realizaram estudos preliminares sobre as principais atividades produtivas da região. Foram identificados os empreendimentos consolidados, inovadores e os que fracassaram para entender as causas e efeitos do desempenho de cada experiência estudada.

Além das atividades produtivas, foram identificadas as necessidades de infra-estrutura para apoiar as iniciativas de desenvolvimento planejadas para a região. Assim, identificou-se a necessidade de construção de uma ponte interligando o município maranhense de Brejo ao município piauiense de Matias Olímpio.

As análises apontaram que essa ponte, mais a pavimentação das estradas de acesso à Esperentina dinamizarão a região permitindo o escoamento do arroz e soja produzidos, além de viabilizar o acesso ao litoral, aos lençóis maranhenses e à Serra do Ibiapaba.

O Planap também está encerrando o processo no território da Chapada das Mangabeiras (região dos cerrados), com conclusão prevista dos planos territoriais para fevereiro. Ainda em janeiro, iniciam-se as atividades no Território da Planície Litorânea, seguida do território dos Carnaubais e Entre Rios, com previsão para finalização dos planos até março de 2005.

Confira mapa dos territórios