Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > SECRETÁRIOS DE CULTURA DISCUTEM PROJETOS INTEGRADOS PARA O VALE
conteúdo

Notícias

SECRETÁRIOS DE CULTURA DISCUTEM PROJETOS INTEGRADOS PARA O VALE

publicado: 15/09/2004 11h35, última modificação: 01/11/2022 14h00

MOACYR ALIXANDRINO

JUAZEIRO E PETROLINA (DA SUCURSAL DE JUAZEIRO) - Representantes do Ministério da Cultura e das secretarias de Cultura dos municípios que participam da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) de Pernambuco e da Bahia se reuniram, esta semana, para discutir projetos culturais para o São Francisco.

Do encontro, ocorrido no auditório da Biblioteca Municipal de Petrolina, participou o gerente da Secretaria de Planejamento do Ministério da Cultura, Gustavo Gazanelli. O representante do ministério falou das propostas do governo federal para interiorização da cultura que “levam em conta a integração de todos os segmentos”. E elogiou a idéia da Ride “que permite às prefeituras pensarem ações conjuntas que beneficiem a região como um todo”.

O encontro reuniu dirigentes pernambucanos de Petrolina, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, e baianos de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova. Além de representantes de instituições que apóiam a cultura.O próprio encontro foi “uma forma de oportunizar as pessoas que fazem cultura na região a descobrir um caminho mais estreito para a concretização dos sonhos e execução dos projetos abundantes no Vale do São Francisco”, enfatizou Silvana Meireles, assessora da representação para o Nordeste do Ministério da Cultura.

BENEFÍCIOS - A Ride dessa região, segunda criada no Brasil, é uma instituição federal que segue a diretriz de que as regiões administrativas constituídas têm que ter todos os projetos, em nível federal, realizados de forma integrada. Desse modo, todos eles receberão os benefícios dos programas que venham a ser aprovados, nos fóruns realizados, sem qualquer tipo de discriminação.

 A Secretária de Cultura de Petrolina comemorando os 109 anos de emancipação política do município, promoveu o encontro, na cidade, para discutir propostas culturais a serem apresentadas ao Ministério da Cultura, com vistas a viabilizar a aprovação de projetos regionais, que possam obter recursos e incentivos do governo federal para esse segmento.

Segundo a titular da pasta da Cultura em Petrolina, Graça Araújo, o perfeito entrosamento dos municípios participantes de uma Região Integrada é muito importante e contribui para facilitar a execução de grandes projetos que vão beneficiar todo o Vale do São Francisco.

Para Graça, os envolvidos estão em busca de parcerias para desenvolver projetos culturais em seus municípios, com vistas a promover uma revolução cultural na região do São Francisco, detentora de rico acervo cultural.