Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CODEVASF APRESENTA EXPOSIÇÃO “SÃO FRANCISCO, PROTETOR DAS ÁGUAS”
conteúdo

Notícias

CODEVASF APRESENTA EXPOSIÇÃO “SÃO FRANCISCO, PROTETOR DAS ÁGUAS”

publicado: 05/07/2004 18h40, última modificação: 01/11/2022 14h01

São Francisco de Assis, o santo protetor da natureza, e o Velho Chico, Rio da Integração Nacional, são o tema da exposição “São Francisco, protetor das Águas”, do renomado artista plástico Gilberto Mello. No dia 6 de julho, às 17h, acontecerá a abertura do evento, na Sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, e os visitantes poderão apreciar as obras do artista durante todo o mês. A exposição faz parte das comemorações dos 30 anos da CODEVASF. Exposição São Francisco das Águas

A mostra será composta por cerca de trinta quadros, com técnicas  de colagem, exaltando a preservação das águas dos rios, os animais, a vegetação - uma autêntica homenagem ao amor de São Francisco à natureza. O artista tem atualmente mil São Franciscos retratados.

A admiração pelo santo protetor da natureza refletida em sua obra fez com que Gilberto Mello fosse escolhido por pesquisa internacional como o Homem do Milênio. Também representou o Brasil, junto com a artista Marlene Godoy, no II Salão de Arte Sacra de Nova York, cuja abertura foi feita pelo Papa João Paulo II. Um de seus quadros faz parte hoje do Museu do Vaticano.

O artista tem obras nos EUA, em Portugal, na Inglaterra e já realizou mais de 30 exposições, em Goiás, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Natal, Bahia, entre outros estados.

Aos 76 anos, o baiano, radicado em Brasília há mais de 40, tem 30 anos de atuação como artista plástico. Em sua obra, utiliza apenas material vegetal do cerrado sobre papel reciclado feito por ele. São folhas, sementes, troncos, galhos e muita criatividade e originalidade para exaltar a natureza e a importância de sua preservação.