conteúdo

Mandiocultura

por Codevasf publicado 30/08/2023 18h29, última modificação 30/08/2023 18h29

Mandioca, macaxeira ou aipim: o nome varia de acordo com o local do país. Mas, graças à sua tolerância a seca e a solos de baixa fertilidade, o cultivo é praticado em quase todo o território nacional. Por isso, pelo potencial que esse produto possui para o mercado, a Codevasf executa ações e projetos que apoiam o arranjo produtivo local da mandiocultura.

O Brasil sempre esteve entre os maiores produtores mundiais dessa raiz, que permite ser aproveitada de diversas formas. O uso alimentar mais famoso da mandioca é na produção de farinha, base de alimentação de muitas famílias, que também pode ser usada na alimentação animal.

Além de possuir um alto valor energético, contém fibras, minerais e alto teor de amido. A mandioca industrializada pode ser comercializada como mandioca pré-cozida, farinhas cruas ou torradas, congelada pronta para fritar, polvilho doce ou azedo, farofas prontas para consumo ou, ainda, como aditivo na fabricação de embutidos, balas, bolachas, sobremesas, sagu, sopas e pão.