conteúdo

Fruticultura irrigada

por Codevasf publicado 17/08/2023 17h33, última modificação 25/08/2023 17h00

A fruticultura irrigada possui uma trajetória de sucesso no Vale do São Francisco. Além de alavancar a economia local, atraiu novos investimentos e gerou lucro para os municípios que investiram na atividade.

A escassez de chuva, a temperatura elevada e a baixa umidade relativa do ar são fatores que permitem a produção de frutas com melhor aparência, maior qualidade e mais saborosas. Além disso, os diferentes processos de indução floral permitem a produção durante todo o ano e a programação da colheita.

Essas características reunidas mudaram a realidade de muitos pequenos produtores da região, que passaram a ter a fruticultura como principal fonte de renda e evoluíram da agricultura de subsistência para a empresarial. Isso tudo promoveu uma significativa melhoraria na qualidade de vida da população e tornou o Vale do São Francisco conhecido internacionalmente.

O resultado é evidenciado pelos dados de produção dos projetos públicos de irrigação implantados pela Codevasf. Em 2022, os empreendimentos produziram mais 4,03 milhões de toneladas de itens agrícolas e alcançaram um valor bruto de produção (VBP) de R$ 4,57 bilhões, numa área cultivada de 116.647 hectares. Também foram gerados cerca de 330 mil empregos.

Atualmente, a fruticultura irrigada é a atividade mais expressiva nos projetos públicos de irrigação implantados pela Companhia. Os destaques são as culturas da uva, manga, banana, goiaba e acerola.

Além do apoio à produção nos projetos, a Codevasf fomenta a fruticultura por meio de ações como o fornecimento de sistemas de irrigação e equipamentos para estruturação de unidades de beneficiamento de frutas, entrepostos e capacitação.

Seja com a produção de caju no Vale do Parnaíba, no Piauí; do açaí, no Pará e Amapá; ou das frutas e biomas do Cerrado e da Caatinga; é visível a contribuição da Companhia para a continuidade e expansão da fruticultura nas diversas regiões do Brasil onde a empresa atua.

Acesse também: