conteúdo

Edições anteriores do BIP

por Codevasf publicado 08/03/2023 17h20, última modificação 06/11/2023 18h37

2021

BIP nº 26 - A edição é totalmente dedicada a atividade da citricultura, que está sendo desenvolvida no projeto público de irrigação Formoso, na Bahia, como alternativa a bananicultura.

Acesse os textos on-line do 26º BIP:

BIP nº 25 - A edição de aniversário de 12 anos do BIP conta com um texto especial sobre o plantio de mogno africano no projeto Gorutuba, uma atividade nova e que já está dando os primeiros resultados! Essa edição ainda conta com um texto sobre estufas para a região semiárida e produtos biológicos para o controle de lagartas e outros mais. 

Acesse os textos on-line do 25º BIP:

BIP nº 24 - A 24ª Edição do BIP traz os resultados econômicos e produtivos dos projetos públicos de irrigação no ano de 2020 e também um texto sobre o uso de biostimulantes na agricultura e sua importância.

Acesse os textos on-line do 24º BIP:

BIP nº 23 - A edição conta com textos sobre novas tecnologias de análise de solo e no aproveitamento de fertilizante, a importância dos diagnósticos socio-econômicos na gestão dos projetos de irrigação e a modernização do sistema de adução no projeto Gorutuba (MG).

Acesse os textos on-line do 23º BIP:

2020

Edição Especial - Essa edição traz temas relevantes sobre a segurança alimentar com a atual Pandemia do novo Coronavírus.

Acesse os textos on-line da Edição Especial:

BIP nº 22 - Essa Edição apresenta  os dados de produção dos projetos de irrigação da Codevasf em 2020, além de ações de apoio à produção realizadas na 4ª SR e na 2ª SR. Também conta com um texto sobre a associação da psicultura com a produção agrícola.

Acesse os textos on-line do 22º BIP:

2019

BIP nº 21 - Essa Edição apresenta os dados relativos a outra forma de comercialização para os pequenos agricultores com o exemplo da Cooperjaíba. Além disso, fala sobre a importância da pós-colheita na qualidade dos produtos agrícolas, além de informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), aquaponia e o novo Plano Diretor da Codevasf.

Acesse os textos on-line do 21º BIP:

BIP nº 20 - Essa Edição apresenta os dados relativos a produção agropecuária nos projetos públicos de irrigação em 2018 e o uso de microrganismos benéficos na agricultura. Apresenta também  iniciativas de sucesso dos Distritos da 5º SR, além de uma entrevista com o Analista Carlos Moreira sobre a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) no auxilio da gestão fundiária.

Acesse os textos on-line do 20º BIP:

2018

BIP nº 19 - Apresenta várias iniciativas de sucesso nos projetos públicos de irrigação, como as inovações implantadas pelo Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), as mudanças estratégicas realizadas no projeto Formosinho, além do reconhecimento da Codevasf como uma empresa sustentável, por meio do premio Selo Verde! Além disso, você encontra uma matéria sobre o uso do gesso agrícola como condicionante do solo.

Acesse os textos on-line do 19º BIP:

BIP nº 18 - Essa edição conta com assuntos como o uso de pós de rocha na agricultura, as projeções para a fruticultura brasileira – 2017-2027 e como a modernização pode diminuir a inadimplência nos distritos de irrigação, além de outros temas relevantes para os irrigantes.

Acesse os textos on-line do 18º BIP:

2017

BIP nº 17 - Apresenta matérias sobre o distrito e a gestão de parcerias, o Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), os benefícios de certas espécies vegetais na cobertura e acréscimo de matéria orgânica ao solo e informações sobre o edital para o projeto público de irrigação do Pontal, em Petrolina (PE).

BIP nº 16 - Traz novas informações sobre as técnicas para aumento de matéria orgânica no solo, ações dos distritos de irrigação e informações econômicas dos projetos públicos de irrigação da Codevasf. Além disso, traz informações sobre o Dia do Rio e suas implicações práticas na vida do irrigante.

BIP nº 15 - Fala sobre a importância da matéria orgânica na economia de água, a importância dos distritos de irrigação na gestão dos projetos, e ainda, sobre como está sendo realizado o novo cadastro fundiário nos projetos públicos de irrigação (PPI) e a reabilitação dos PPIs da 4ª SR.

2016

BIP nº 14 - Neste BIP você encontrará informações sobre como está sendo realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos projetos irrigados da Codevasf, a importância da matéria orgânica na economia de água, e muito mais.

2013

BIP nº 13 - O BIP nº 13 traz informações referentes aos trabalhos desenvolvidos pela 3ª SR com novas cultivares de uva para o Vale do São Francisco. Apresenta também informações relativas à conservação da água e solo, sobre o Programa Mais Irrigação e uma abordagem sobre irrigação x salinização.

BIP nº 12 - O BIP traz, nesta edição, informações referentes à outorga d’água, à linha de crédito do Pronaf e ao Programa Mais Alimentos. Informa aspectos referentes ao mercado externo da fruticultura, e ainda informações referentes aos excelentes resultados apresentados pela rizicultura nos Perímetros da Codevasf na área de atuação da 4ª SR.

BIP nº 11 - O BIP, traz nesta edição, informações referentes às novas culturas que estão sendo testadas nos perímetros da Codevasf. Apresenta o resumo do Curso Manejo de Água e Solo nos Perímetros Irrigados. Informa aspectos referentes às condicionantes ambientais nos perímetros públicos de irrigação.

2012

BIP nº 10 - O BIP traz, nesta edição, informações referentes à produção de caju nos perímetros da Codevasf e da produção integrada dessa cultura.

2011

BIP nº 09 - Nesta edição do BIP serão apresentados vários artigos relacionados à cocoicultura, sua produção nos perímetros de irrigação da Codevasf, o aproveitamento da casca do coco, além de problemas em coqueirais causados pela mosca branca.

BIP nº 08 - O BIP traz, nesta edição, informações acerca da produção de goiaba, uma expressiva cultura nos perímetros de irrigação da Codevasf.

BIP nº 07 - O BIP traz, nessa edição, uma breve retrospectiva das atividades desenvolvidas nas Superintendências Regionais da Codevasf em 2010.

2010

BIP nº 06 - O BIP traz, nesta edição, informações sobre kits familiares que vem sendo implantados pela 7ª Superintendência Regional, em Teresina - PI, bem como as conquistas da Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas (APSEM).

BIP nº 05 - O BIP traz, nesta edição, informações sobre as 3ª e 6ª Superintendências Regionais, localizadas respectivamente em Petrolina - PE e Juazeiro - BA e apresenta dados sobre uma das culturas de maior expressão no âmbito dos perímetros de irrigação dessas Superintendências: a uva.

BIP nº 04 - O BIP traz, nesta edição, informações das 4ª e 5ª Superintendências Regionais, localizadas respectivamente em Aracaju – SE e Penedo - AL, dando destaque para a cultura de maior representatividade nos perímetros de irrigação dessas Superintendências: o arroz.

2009

BIP nº 03 - O BIP traz, nesta edição, informações da 3ª Superintendência Regional em Petrolina - PE, e apresenta uma cultura de expressão nos perímetros de irrigação da Codevasf: a manga.

BIP nº 02 - O BIP traz, nesta edição, informações e realizações da 2ª Superintendência Regional, em Bom Jesus da Lapa - BA e apresenta uma cultura de expressão nos perímetros de irrigação da Codevasf: a banana.

BIP nº 01 - Neste número serão destacados os perímetros localizados na área de abrangência da 1ª Superintendência Regional, em Montes Claros - MG, com destaque para o limão taiti.

 

Responsável pelas informações: Grupo de Trabalho do BIP - Determinação AI nº 15/2023.