Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos Públicos de Irrigação (BIP) > 29ª Edição > Resultados da geração de energia da usina fotovoltaica no projeto projeto público de irrigação Pirapora
conteúdo

Resultados da geração de energia da usina fotovoltaica no projeto projeto público de irrigação Pirapora

por Valeria Rosa Lopes publicado 21/10/2022 10h32, última modificação 17/08/2023 18h38

Fernanda Saab

A usina fotovoltaica implantada no Projeto Público de Irrigação Pirapora, pela Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI) em setembro de 2019, entrou em plena operação após vencer grandes desafios.

UsinaFV.jpg
Figura 1: Usina Fotovoltaica do Projeto Projeto Público de irrigação Pirapora
Fonte: AUPPI

Com uma potência operacional instalada de 1,34 Mwp, a usina foi dimensionada para gerar 60% da energia consumida, fora do horário de ponta, na estação pressurizadora de água, sendo composta por 3.600 módulos que ocupam 2,8 hectares, gerando em média 168 Mwh/mês.

Os recursos para a implantação da usina foram obtidos pela AUPPI através de financiamento próprio, com pagamento parcelado em 72 vezes com previsão de amortização do investimento de 10 anos.

Durante a operação inicial foram necessários ajustes como a substituição dos cabos, devido a um superaquecimento, e dos inversores que apresentaram defeitos de fabricação.

A modalidade de funcionamento da usina, autorizada pela Concessionária de Energia Elétrica do Estado de Minas Gerais, não contemplou a injeção de carga na rede com geração de créditos futuros, sendo necessário realizar uma adequação na usina para funcionamento sem interligação com a rede de transmissão além da regularização da documentação do empreendimento.

Para que o objetivo de redução dos custos com energia seja alcançado, a AUPPI vem acompanhando a geração de energia da usina através do monitoramento diário com o objetivo de manter a geração de energia em sua capacidade máxima.

O monitoramento contempla a realização de trabalhos intensivos de limpeza das placas, o acompanhamento da geração em tempo real e de possíveis falhas que possam influenciar na geração, além disso, o sistema de automação, que trabalha em conjunto com a energia injetada pela concessionária, é acompanhado para que funcionamento dos sistemas esteja em perfeita harmonia.

A operação da usina é focada na compatibilização da demanda com o número de inversores em funcionamento que operam apenas com carga máxima, dessa forma, quando há ocorrência de período chuvoso e/ou frio, há uma oscilação da demanda levando ao desligamento de alguns inversores e ocasionando reduções na geração.

No início da operação, a geração de energia foi de 13.770 kw/mês e após a realização dos ajustes e superada a fase de operação inicial a geração máxima obtida foi de 113.469 Kw no mês de agosto/2022.

Grafico UFVT.png
Figura 2: Gráfico Consumo em relação a Geração x Meta em 2022
Fonte: AUPPI.

A geração total da usina, durante todo o período de funcionamento, foi responsável por 33% da energia consumida no projeto, proporcionando uma economia equivalente à 29% do valor das 17 parcelas do financiamento do empreendimento, pagas pelos irrigantes.

Atualmente a usina encontra-se em plena operação e a AUPPI demonstra seu protagonismo na busca pela sustentabilidade da produção do projeto, com foco na redução dos gastos com energia elétrica, que em 2021 representou 53% dos custos de operação do Projeto Pirapora.