Codevasf recebe certificação Selo Verde Diamante
A Codevasf recebeu o Selo Verde, categoria Diamante, concedido pela Ecolmeia de São Paulo, como reconhecimento pelo seu trabalho socioambiental. Em 2010, a Companhia obteve o Selo Verde categoria “Ouro” e em 2011 conseguiu a certificação na categoria máxima, a categoria “Diamante”. Recentemente, a empresa teve a sua certificação da categoria “Diamante” renovada até 2020.
O Selo Verde é um programa de certificação socioambiental destinado às organizações que se comprometem com o desenvolvimento de suas atividades, em suas áreas de atuação, buscando a valorização humana e a sustentabilidade ambiental. Essas práticas buscam minimizar e reduzir os impactos negativos das suas atividades, respeitando o meio ambiente, trabalhando a educação ambiental junto aos funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade em geral. Além disso, utiliza a Política dos 8 R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar, recusar, respeitar, responsabilizar-se e repassar.
Para atingir seus objetivos, o programa possui diferentes categorias de selo divididas de acordo com o nível de desenvolvimento das atividades. Essas categorias são: Bronze, Prata, Ouro e Diamante (Figura 1).
Figura 1: Modelos de selo de acordo com as categorias
Mas a ideia do Selo Verde não é apenas certificar as organizações e sim incentivar que essas organizações passem a agir como multiplicadoras dessa nova forma de ação. Quando a organização consegue multiplicar para mais três organizações as características do desenvolvimento das suas atividades ela recebe a certificação máxima, Diamante, que foi o caso da Codevasf. As organizações parceiras certificadas estão dentro dos projetos públicos de irrigação e são elas: o Distrito de Irrigação do Perímetro Maniçoba (DIM) e o Distrito de Irrigação do Perímetro Mandacaru (DIMAND), ambos sob gestão da 6ª Superintendência Regional. Essas duas organizações receberam o Selo Verde categoria Ouro.
A Codevasf não só assumiu o compromisso e o desafio de ser agente multiplicador na consolidação e formação de novas redes de organizações, como assumiu também o apoio aos seus parceiros, para que esses se tornem agentes multiplicadores de boas práticas socioambientais. Ademais, o comprometimento com a sustentabilidade está explícito na Política Ambiental da Codevasf, ou seja, não se restringe ao cumprimento da legislação em si, mas faz parte da sua missão institucional.
Mas para os irrigantes, associações e Distritos de Irrigação, quais as vantagens de possuir esse selo? Além do cumprimento da Legislação Ambiental, o selo proporciona vantagens competitivas de mercado por meio de: preços diferenciados, que compensam os investimentos realizados; e pela atração de investimentos, dada a melhor imagem da empresa no país e no exterior. Em outras palavras, a certificação Selo Verde, é hoje um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas e organizações que estão de acordo com as boas práticas de sustentabilidade e com a conduta socioambiental responsável.