conteúdo

Programação

por Fernando Néto publicado 07/06/2023 14h21, última modificação 16/06/2023 17h41

22 a 25 de agosto de 2023

Auditório Oscar Sátyro – Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió

22 de agosto de 2023 (terça-feira)

8h30 às 9h30 Abertura – Autoridades e Coordenação do Evento

 

Painel 1 – Polos de agricultura irrigada

Coordenadora: Andrea Rachel Ramos Cruz Sousa - . Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1997), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Agronomia pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é secretária-executiva da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília.

 

Debatedor: Paulo Ricardo Santos Cerqueira - . Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Uneb) e mestrado em Geociências (Pedologia) pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente é pedólogo da da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília.

9h30 às 10h

Palestra 1 – Agricultura irrigada: Um breve olhar

 

Palestrante: Lineu Rodrigues - . Mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska- Lincoln/EUA em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados.

10h às 10h30

Palestra 2 – Gestão dos recursos hídricos na agricultura: o exemplo de Nebraska/EUA

 

Palestrante: Ivo Zution, Water for Intitute University of Nebraska - Lincoln/EUA -  e . Pós-doutorado, University of Nebraska - Lincoln, UNL, Estados Unidos; pós-doutorado, Universidade de São Paulo - ESALQ, USP - ESALQ, Brasil; bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.  Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias /  Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Irrigação e Drenagem.

10h30 às 11h

Palestra 3 – Valor Bruto da Produção e geração de emprego e renda no Projeto Público de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina (PE)

 

Palestrante: Paulo Sales, gerente-executivo do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) - . Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), com graduação em Administração de empresas pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui dois títulos de especialista (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),o primeiro em Gestão Empresarial e o segundo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.

11h às 11h30

Palestra 4 – Tecnologias sociais hídricas para convivência com o semiárido nordestino

 

Palestrante: Maria Sonia Silva - . Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1984), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Solos UEP Recife. Tem experiência na área de Ciência do Solo, atuando principalmente nas linhas de pesquisas: manejo agroecológico do solo e em captação, armazenamento e manejo da água de chuva em áreas de escassez hídrica.

11h30 às 12h

Palestra 5 – Experiências da Codevasf em Alagoas e Piauí na aplicação da tecnologia de kits de irrigação com agricultores familiares

 

Palestrantes: Cleudson Bernardino - . Engenheiro Agrônomo e chefe da Unidade Regional de Apoio à Produção, da Gerência Regional de Empreendimentos de Irrigação da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Alagoas, com experiência na gestão de Projetos Públicos de Irrigação; e

 

Everaldino Brito Sá - . Chefe do Escritório de Apoio Técnico de Oeiras, da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, no Piauí. 

12h às 12h30 Debates
8h às 12h Apresentação de pôsteres

 

Painel 2 – Agricultura biossalina

Coordenadora: Fernanda Sales Saab - . Especialista em Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos e graduação em agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é analista em Desenvolvimento Regional na 1ª Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem.

 

Debatedor: Everardo Montovani – . Engenheiro Agrícola, mestre pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Agronomia pela Universidade de Córdoba Espanha. Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 1983, sendo atualmente professor titular sênior do DEA-UFV. Criou e coordenou por 20 anos o Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada (GESAI) - DEA/UFV. Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID).

14h às 14h30

Palestra 6 – Uso de águas salobras na produção de forragens em comunidades rurais em Serra Talhada (PE)

 

Palestrante: Thieres Silva - . Agrônomo (Uneb) com mestrado e doutorado em Meteorologia Agrícola (PosMet) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor de Agrometeorologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST), desde 2010, atualmente na Classe Associado III. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq com ações voltadas aos Serviços Ecossistêmicos da Caatinga, Convivência com a Escassez Hídrica e Serviços Agro meteorológicos. 

14h30 às 15h

Palestra 7 – Potencial de águas salobras no semiárido cearense

 

Palestrante: Claudivan Lacerda - . Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA Estado Unidos da América (2014). Professor da Universidade Federal do Ceará, atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (mestrado e doutorado) e Solos e Nutrição de Plantas (mestrado e doutorado).

15h às 15h30

Palestra 8 – Uso de águas subterrânea salobras com tecnologia de tratamento eletrolítico & projetos filtração lenta e soluções de tratamento de água em comunidades difusas

 

Palestrante: Joselito Menezes de Souza - . Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é analista em Desenvolvimento Regional na Gerência Regional de Infraestrutura, da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). Tem Experiência na área de Agronomia, com ênfase em inovações tecnológicas de tratamento de água.

16h às 16h30

Palestra 9 – Interiorização do camarão cinza na bacia do Rio São Francisco

 

Palestrante: Rozzanno Reis de Figueiredo - . Graduação em Engenharia de Pesca; analista em Desenvolvimento Regional e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE); mestre em Ciência Animal com ênfase em Nutrição de peixes; especialização em Administração Pública pela Fundace.

16h30 às 17h

Palestra 10 – Zoneamento da qualidade das águas da região de Piranhas (AL) para fomento de estratégias do seu uso sustentável na agricultura

 

Palestrante: Samuel Silva – . Engenheiro Agrônomo pela Ufal (2012), mestre e doutor em Engenharia Agrícola/Irrigação e Drenagem pela UFCG (2015, 2018). Trabalhou como engenheiro Agrônomo na Usina Coruripe/Alagoas em 2016. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Piranhas.

17h às 18h Debates
14h às 18h Apresentação de pôsteres

23 de agosto de 2023 (quarta-feira) 

 

Painel 3 – Economia de insumos na agricultura irrigada

Coordenadora: Valeria Rosa Lopes - . Engenheira Agrônomo doutora pela Universidade Federal do Paraná, gerente substituta de Apoio à Produção da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília.

 

Debatedor: Lineu Rodrigues - . Mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska- Lincoln/EUA em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados.

8h30 às 9h

Palestra 11 – A irrigação pública do futuro e a gestão de água

 

Palestrante: Rodrigo Vieira - . Engenheiro Agrônomo doutorando na Unesp/SP. Trabalhou em algumas empresas privadas e desde 2001 é engenheiro da Codevasf. É especialista em irrigação, projetista de sistemas. Lançou o livro Manual de Válvulas Hidráulicas em 26 de agosto de 2019. Atualmente atua na Unidade Regional de Apoio à Produção, da Gerência regional de Empreendimentos de Irrigação, da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA).

9h às 9h30

Palestra 12 – Construção participativa do plano nacional de gestão sustentável de solo e água

 

Palestrante: Aluísio Granato de Andrade - . Engenheiro Agrônomo (1988), mestrado (1993) e doutorado (1997) em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Solos de abril de 1995 a janeiro de 1996 (UFRRJ). Pesquisador da Embrapa Solos desde 1996, coordenando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de uso, manejo, conservação e recuperação do solo. Professor da PUC-Rio em recuperação de áreas degradadas desde 2007. Instrutor em cursos e consultor em projetos de planejamento de uso agropecuário das terras, manejo e conservação do solo e água e recuperação de áreas degradadas. Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-geral substituto da Embrapa Solos de 2004 a 2008. Diretor técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RIO) de novembro de 2009 a janeiro de 2012. Diretor técnico da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ) de 2009 a 2012.

9h30 às 10h

Palestra 13 – Utilização de energia fotovoltaica no Projeto Público de Irrigação Pirapora, em Minas Gerais

 

Palestrante: Fernanda Sales Saab - . Especialista em Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos e graduação em agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é analista em Desenvolvimento Regional na 1ª Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem.

10h às 10h30

Palestra 14 – Zoneamento agroecológico do estado de Alagoas (Zaal)

 

Palestrante: Flavio Adriano Marquez, Embrapa Solos – Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife) . Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002), graduação em licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e doutorado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2010), área de concentração Solos e Nutrição de Plantas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento e classificação de Solos. Têm experiência também no estudo de tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva na região semiárida do Brasil.

10h30 às 11h

Palestra 15 – Sensoriamento remoto e agricultura irrigada – EUA

 

Palestrante: Ivo Zution, Water for Intitute University of Nebraska - Lincoln/EUA - e . Pós-doutorado, University of Nebraska - Lincoln, UNL, Estados Unidos; pós-doutorado, Universidade de São Paulo - ESALQ, USP - ESALQ, Brasil; bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.  Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias /  Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Irrigação e Drenagem.

11h às 12h Debates
8h às 12h Apresentação de pôsteres

 

Painel 4 – Projetos para agricultura familiar

Coordenadora: Maria Sonia Silva - . Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1984), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Solos UEP Recife. Tem experiência na área de Ciência do Solo, atuando principalmente nas linhas de pesquisas: manejo agroecológico do solo e em captação, armazenamento e manejo da água de chuva em áreas de escassez hídrica.

 

Debatedor: Claudivan Lacerda - cfeitosa@ufc.br. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA Estado Unidos da América (2014). Professor da Universidade Federal do Ceará, atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (mestrado e doutorado) e Solos e Nutrição de Plantas (mestrado e doutorado).

14h às 14h30

Palestra 16 – Reuso de água para irrigação em pequenas propriedades agrícolas e pequenos povoados

 

Palestrante: Salomão de Sousa Medeiros - . Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestre em Irrigação e Drenagem (2002) e doutor em Recursos Hídricos e Ambientais (2005), ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Possui MBA em Gestão Pública: Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (2009). Atuou como técnico em desenvolvimento regional na Codevasf (2007 a 2009), na Unidade de Apoio Hidroagrícola, da 2ª Superintendência Regional, onde ocupou a chefia geral. Foi presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (2012 a 2014). Desde 2009 é pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), atuando até 2020 no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), como pesquisador titular da área de recursos hídricos. Entre 2011 a 2019, ocupou os cargos de assessor técnico, diretor substituto e diretor-geral. Atualmente, é pesquisador no Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé; e popularizador da Ciência e do Conhecimento.

14h30 às 15h

Palestra 17 – Irrigação sustentável na Espanha: Aspectos sociais, econômicos e ambientais

 

Palestrante: Maria Elisa Barahona Nieto -  . Conselheira de Agricultura, Pesca & Alimentação na Embaixada da Espanha no Brasil.

15h às 15h30

Palestra 18 – As cinco linhas de luta pela água e o saneamento rural: Práticas integradas de acesso, manejo e gestão da água no contexto da convivência com o semiárido brasileiro

 

Palestrante: André Rocha - . Mestre em Ciências Veterinárias no Semiárido (2016) e graduado em Zootecnia (2013), ambos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica de Juazeiro (2000). Atuou em projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural, no âmbito da convivência com o semiárido brasileiro, pela Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Foi bolsista da Univasf em atividades de extensão (Programa Conexões de Saberes) e estágio não obrigatório (Forragicultura). Atualmente é coordenador técnico no IRPAA, em projetos de assessoria técnica, formação e mobilização social, nas áreas de Tecnologias e Políticas Públicas de Acesso e Gestão de Água, Produção de Alimentos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e Saneamento básico rural apropriado.

15h30 às 16h

Palestra 19 – Barragens subterrâneas – assistência técnica e gerencial: capacitação, formação profissional e promoção social

 

Palestrante: Luana Torres - . Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Atualmente integra do Departamento Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Alagoas, onde atua como analista técnica.

16h às 16h30

Palestra 20 – A natureza das plantas medicinais: Saúde e cultura nas comunidades tradicionais em Alagoas 

 

Palestrante: Amaro Leite - . Graduação em Ciências Sociais (UFAL-1998), especialização em História do Nordeste (UFAL-2004), mestrado em Sociologia (UFAL-2005) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2016). Atua como docente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). É coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi-Ifal/Maceió) e do Grupo de Estudos, Memória, Tecnologia e Etno-história de Alagoas (GEMTEH). 

16h30 às 17h30 Debates
14h às 18h Apresentação de pôsteres

24 de agosto de 2023 (quinta-feira) 

 

Painel 5 – Estudos, gestão e governança em bacias hidrográficas: planos, programas e projetos 

Coordenadora: Barbara Ferreira Mafra - . Possui especialização em Licenciamento Ambiental, graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Católica de Brasília, atuando em diversas áreas ambientais, das quais destacam-se saneamento, tratando-se de reaproveitamento de águas atmosféricas e de resíduos madeireiros, com projeto final de curso na área de solos, áreas degradadas e trabalho de conclusão da pós-graduação Licenciamento em áreas degradadas. Atualmente é gerente de Meio Ambiente da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf, em Brasília. 

 

Debatedor: José Anderson Soares Barros - . Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em tecnologias ambientais pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tem experiência nas áreas de acarologia e nematologia agrícola, manejo integrado de pragas, plantas inseticidas, adubação, irrigação, empreendedorismo rural. Atualmente ocupa a função de superintendente-adjunto do Serviço Nacional de aprendizagem Rural de Alagoas (Senar/AL). 

8h30 às 9h

Palestra 21 – Planos nascentes elaborados pela Codevasf: Plano Nascente da bacia do rio Araguaia-Tocantins

 

Palestrante: Eduardo Motta -  . Engenheiro de Pesca, analista em Desenvolvimento Regional da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Maceió (AL). Já atuou como diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, em Brasília.

9h às 9h30

Palestra 22 – Mudanças no uso da terra e estoques de carbono do solo na bacia estendida do Rio São Francisco

 

Palestrante: Stoécio Malta Ferreira Maia - . Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2004) com período na Universidade Federal de Viçosa. Doutor pela ESALQ - USP com doutorado sanduíche na Colorado State University. Pós-doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), lecionando no curso técnico de Meio Ambiente e no tecnológico de Gestão Ambiental. Professor permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Agronomia - Produção vegetal da Universidade Federal de Alagoas, e do Programa em Tecnologias Ambientais do Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matéria orgânica do solo e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sequestro de carbono, inventário de gases do efeito estufa, análise de incertezas (método de Monte Carlo). Atua também na área de Manejo e Conservação do Solo e Microbiologia do Solo, com ênfase na dinâmica da matéria orgânica e nutrientes em agrossistemas no semiárido, e avaliação da qualidade do solo. Atualmente é coordenador da sub-rede Mudanças Climáticas e Agricultura da Rede Clima (MCTIC), e coordenador do Setor de Agropecuária no Quarto Inventário Brasileiro de Emissão de Gases de Efeito Estufa.

9h30 às 10h

Palestra 23 – Modelagem hidrossedimentológia da bacia do Rio Indaiá – Alto São Francisco – Minas Gerais utilizando-se swat

 

Palestrante: Kauem Simões - . Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná — UFPR (2004), especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos pela Universidade Tuiuti do Paraná — UTP (2012), e mestrado acadêmico em Geociências Aplicadas, na área de concentração de Geoprocessamento e Análise Ambiental, pela Universidade de Brasília — UnB (2019). Analista em Desenvolvimento Regional e chefe substituto na Unidade de Suporte Geotecnológico, da Gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos, da Área de Estratégia e Finanças da Codevasf, em Brasília. 

10h às 10h30

Palestra 24 – Metodologia de priorização de microbacias para investimentos de recuperação hidroambiental

 

Palestrante: Belquior Scalzer Carlini - . Graduado em Engenharia Ambiental (2009), mestre em Solos e Nutrição de Plantas, com ênfase para sensoriamento remoto e reconhecimento pedológico (2013), e especialista em Recuperação de Áreas Degradadas (2019) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente ocupa o cargo de analista em Desenvolvimento Regional na Gerência de Meio Ambiente, da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf, em Brasília, onde atua como Engenheiro Ambiental.

10h30 às 11h

Palestra 25 – Avaliação e mapeamento da água disponível nos solos do estado de Alagoas

 

Palestrante: Evaldo de Paiva Lima - . Possui graduação (2003) em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas. Mestrado (2005) e doutorado (2010) em Meteorologia Agrícola, atualmente o Programa é denominado Meteorologia Aplicada, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi professor da Escola Técnica de Viçosa (ETEV), e professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí, Campus Profa. Cinobelina Elvas, na área de Meteorologia e Climatologia. Atualmente é pesquisador da Embrapa Solos/UEP Recife na área Uso Sustentável de Recursos Naturais, com participação nos Núcleos "Uso da Terra e Serviços Ambientais" e "Convivência Produtiva com a Seca". Também atuou como professor/orientador no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biossistemas da Universidade Federal Fluminense (PGEB/UFF), e coorientador no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PGEAAmb/UFRRJ). Tem experiência em Climatologia e Meteorologia Agrícola, Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, manejo de bacias hidrográficas, meio ambiente, modelos, balanço de energia e evapotranspiração.

11h às 12h Debates
8h30 às 12h Apresentação de pôsteres

 

Painel 6 – Inovações na abordagem no usos da água, novas ferramentas para agricultura irrigada, turismo rural

Coordenadora: Polyana Bellotti. Analista do Sebrae Alagoas  

 

Debatedor: Melchior Carlos do Nascimento. Geógrafo formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde atua como professor adjunto no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Possui especialização em Geoprocessamento Aplicado ao Zoneamento Ambiental pela Universidade de Brasília — UnB (2002), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa — UFV (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (2016). Desenvolve atividades na área de geoprocessamento, atuando principalmente em temas relacionados a cartografia, sensoriamento remoto, geoprocessamento, geografia de Alagoas, análise, planejamento e gestão ambiental.

14h às 14h30

Palestra 26 – A relevância da percepção ecossistêmica na agricultura irrigada 

 

Palestrante: Demétrius Chistofidis - . Doutorado: Tema - Desenvolvimento Sustentável em Gestão Ambiental - Gestão e Políticas Públicas de Recursos Hídricos - Centro de Desenvolvimento Sustentável / Universidade de Brasília (2001). Mestrado: Engenharia de Irrigação e Drenagem, pela Universidade de Southampton (1986-1987). Graduação: Saneamento Básico; em Engenharia Civil, Universidade de Brasília (1969-1974). Graduação em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela UDF (1976). Especialista sênior em Infraestruturas - Recursos Hídricos, do Ministério da Economia. Atualmente atua como especialista em Infraestrutura Sênior, na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional: 1) Elaboração da proposta de Política Nacional de Segurança Hídrica 2) Concepção da Política Nacional de Infraestrutura Hídrica ; 3) Formulação dos objetivos de desenvolvimento urbano sustentável / PNDU; 4) Definição da regionalização no saneamento básico / GT: Modalidade drenagem e manejo das águas pluviais urbanas .

14h30 às 15h

Palestra 27 – Rotas da fruticultura do Brasil: Importância na geração de emprego e renda 

 

Palestrante: Luiz Curado - . Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf, em Brasília. 

15h às 15h30

Palestra 28 – Experiências da rivulis em irrigação pelo mundo (Israel, Grécia, California, Américas) e as novas ferramentas para agricultura irrigada

 

Palestrante: Leandro - .

15h30 às 16h

Palestra 29 – A história das águas nas Alagoas: sociedade e economia

 

Palestrante: Alex Rolim Machado - . Graduado bacharel em História pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Participante do antigo Grupo de Estudos América Colonial (GEAC) da Universidade Federal de Alagoas, e atualmente pesquisador do Núcleo de Estudos do Mundo Atlântico (NEMAt) da Universidade Federal de Pernambuco.

16h às 16h30

Palestra 30 – Turismo em bacias hidrográficas: Caminhos para sustentabilidade no Baixo São Francisco

 

Palestrante: Fabiana Lima - . Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Fernando Pessoa (2011). Foi doutoranda em Gestão pela Universidade de Évora (2010) investigando inovação do setor hoteleiro. Antropóloga com interesse nas relações com o espaço urbano, cultura popular e artes. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento Urbano, Sustentabilidade e Inclusão social. Doutoranda e mestra em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (UNITAL). Professora efetiva no Instituto Federal de Alagoas. 

16h30 às 17h30 Debates
14h às 18h Apresentação de pôsteres