Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf realiza peixamento com 36 mil alevinos no município de Santa Cruz (PE)
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza peixamento com 36 mil alevinos no município de Santa Cruz (PE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta sexta-feira (24) um novo peixamento no sertão pernambucano. O evento ocorreu no município de Santa Cruz, no sertão do Araripe, no açude da Fazenda Gentil. Foram introduzidos no local 36 mil alevinos das espécies tambaqui, curimatã e tilápia. A ação busca promover inclusão produtiva, com incentivo à piscicultura, e foi promovida pela superintendência da Codevasf sediada em Petrolina (PE).
publicado: 24/04/2015 19h15, última modificação: 01/11/2022 14h32

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta sexta-feira (24) um novo peixamento no sertão pernambucano. O evento ocorreu no município de Santa Cruz, no sertão do Araripe, no açude da Fazenda Gentil. Foram introduzidos no local 36 mil alevinos das espécies tambaqui, curimatã e tilápia. A ação busca promover inclusão produtiva, com incentivo à piscicultura, e foi promovida pela superintendência da Codevasf sediada em Petrolina (PE).

O ato contou com a presença de estudantes da comunidade, que se mostraram satisfeitos por testemunhar um ato de significado social, econômico e ambiental. “Eu acho que é importante porque o açude é o habitat dos peixes. A Codevasf está dando um belo exemplo com isso. A gente aprende muito participando”, destacou a aluna Kaila de Alencar Ramalho, do 9º ano da Escola Municipal Anselmo Cordeiro Guimarães.

Colega de turma de Kaila, Weslei Leite de Lima era um dos mais entusiasmados participantes do repovoamento do manancial da comunidade, de pouco mais de 100 famílias. “Estamos aqui preservando a cultura local e ajudando a comunidade a dispor do peixe como alimento. O peixamento é importante porque as pessoas sobrevivem disso”, enfatizou. Outra aluna da escola que elogiou a iniciativa da Codevasf no trabalho de repovoamento dos mananciais sertanejos foi Talita de Souza. “É uma experiência nova e o peixe é importante para quem vive da pesca e se alimenta dele aqui na comunidade”, disse a estudante.

Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Fabrício Marques agradeceu a atenção que a superintendência regional da Codevasf tem dado às demandas do município, especialmente no trabalho de promoção do repovoamento dos açudes e barragens de que a cidade dispõe.

“Agradecemos a Codevasf por apoiar o repovoamento dos nossos mananciais. Santa Cruz (PE)Após enfrentarmos três anos de seca, agora temos as chuvas de volta e o órgão tem sido forte parceiro nessa ação. Esperamos que daqui a alguns meses tenhamos peixes e nossa próxima Semana Santa seja mais farta. Temos intermediado pedidos que chegam de todas as comunidades e friso: o retorno da Codevasf tem sido constante para nos atender”, ressaltou o secretário, que espera, com a parceria, repovoar 12 mananciais de Santa Cruz.

Construído no final da década de 1970, o Açude do Gentil passou por momentos difíceis com a recente escassez de chuva. Com cerca 2 km de extensão, o açude é a fonte principal de sobrevivência das famílias da localidade. A agricultora Terezinha Esmeraldina da Silva frisou durante o evento que o peixamento será importante para tornar a comunidade ainda mais unida. “Nós somos todos unidos e a chegada desses peixes significa um reforço dessa união, e alimento para nós todos”, disse.

Geraldo Fidelis da Silva, presidente da associação local, compartilhou do otimismo dos participantes do evento. “A barragem voltou a encher e a Codevasf enxergou nosso manancial. Os alevinos chegaram na hora certa, vão servir de alimento e incentivo para a nossa comunidade”, pontuou.

“Temos certeza que a piscicultura vai ter a mesma importância que a caprinovinocultura tem para essa região. Esse ato também representa a importância da preservação dos mananciais, que são a fonte principal de sustento de muitas famílias sertanejas como as da Fazenda Gentil, em Santa Cruz”, declarou o gerente de revitalização de bacias da Codevasf em Petrolina, Elijalma Augusto Bezerra, que representou na solenidade o superintendente regional do órgão, João Bosco Lacerda.

O engenheiro de pesca Rozzano Figueiredo, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (3º CIB), unidade da superintendência regional da Codevasf, ressaltou a importância econômica e ecológica do peixamento. “São peixes que vão se alimentar de espécies que podem prejudicar o açude. Eles fazem uma limpeza, de certa forma, e oferecem proteína de maior qualidade para as pessoas. São espécies de alto valor comercial e nutritivo”, afirmou Rozzano Figueiredo.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157651749508460/

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf