Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf investe no desenvolvimento da mandiocultura no Maranhão
conteúdo

Notícias

Codevasf investe no desenvolvimento da mandiocultura no Maranhão

Mais um passo foi dado na direção de implantar nove unidades de multiplicação de manivas irrigadas no Maranhão. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contratou a empresa que será responsável pela elaboração de projetos executivos, inclusive regularização ambiental e fundiária.
publicado: 30/10/2014 10h09, última modificação: 01/11/2022 14h31

Mais um passo foi dado na direção de implantar nove unidades de multiplicação de manivas irrigadas no Maranhão. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contratou a empresa que será responsável pela elaboração de projetos executivos, inclusive regularização ambiental e fundiária.

Também serão disponibilizadas nove patrulhas agrícolas completas, compostas cada uma por trator agrícola 75 CV, carreta agrícola, grade aradora, arado reversível, grade niveladora, distribuidor de calcário e sulcador. Esses equipamentos agrícolas visam possibilitar a implantação das ações produtivas previstas no Projeto Reniva.

No total, serão aplicados recursos provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), da ordem de R$ 3 milhões, na concretização de todas as etapas do Projeto Reniva no Maranhão – Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária, desenvolvido em parceria com a Embrapa. O objetivo é fomentar a mandiocultura no Estado, incentivando a produção em larga escala e o cultivo das manivas-sementes para propagação da cultura em outras regiões.

O chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício de Sousa, destaca a importância do Projeto Reniva para os agricultores maranhenses. “O Projeto Reniva no Estado do Maranhão permitirá produzir e disponibilizar aos agricultores familiares manivas-sementes de mandioca de variedades com potencial genético capaz de elevar a produtividade com qualidade dos produtos da mandioca. O plantio de manivas-sementes de alta qualidade promoverá melhorias e ganhos importantes em toda a cadeia produtiva, fortalecendo assim a sustentabilidade e competitividade da mandiocultura no Maranhão”, garante.

De acordo com Sousa, atualmente, a falta de manivas-sementes de mandioca com qualidade é um dos principais gargalos desta cadeia produtiva no Estado. “Com o projeto, a Codevasf e a Embrapa reforçam o compromisso com o desenvolvimento rural sustentável do estado, focado na agricultura familiar”, disse.

A Codevasf será responsável pela implantação e pelo acompanhamento de nove Unidades de Multiplicação de Manivas (UMMs). Trata-se de uma ação do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria que promoverá a implantação de 1 hectare irrigado com infraestrutura de poço, sistema de irrigação e máquinas e implementos agrícolas visando à multiplicação de manivas selecionadas que futuramente serão aplicadas na implantação da Unidades de Produção de Manivas (UPMs) em áreas de 0,25 hectare, fomentando a mandiocultura no estado.

A parceria prevê ainda que a Embrapa será responsável pela transmissão de tecnologia por meio do método de indexação dos materiais necessários à garantia da sanidade de mudas produtivas mediante cultura de tecido ou multiplicação convencional. Já à Codevasf compete a implantação e o acompanhamento das unidades de produção de mandioca e futuramente de outras ações necessárias ao fortalecimento da atividade na região.

Para o superintendente regional da Codevasf, João Martins, a efetivação do Projeto Reniva trará vastos benefícios aos produtores de mandioca no estado e consequentemente aos consumidores. “Com a implantação do Projeto Reniva, teremos o aumento significativo da produtividade por meio da transferência de tecnologias apropriadas, acarretando, assim, na diminuição do preço dos produtos derivados da mandioca”, avalia.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649046496175/