Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf expande apicultura em comunidades rurais de Poço Redondo (SE)
conteúdo

Notícias

Codevasf expande apicultura em comunidades rurais de Poço Redondo (SE)

A Codevasf segue fortalecendo a cadeia produtiva de mel no interior sergipano. Nesta terça-feira (15), comunidades rurais do município de Poço Redondo foram contempladas com a implantação de 30 kits familiares de produção de mel, totalizando 300 novas colmeias. A ação beneficia famílias em situação de extrema pobreza.
publicado: 15/04/2014 15h53, última modificação: 01/11/2022 14h31

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue fortalecendo a cadeia produtiva de mel no interior sergipano. Nesta terça-feira (15), comunidades rurais do município de Poço Redondo foram contempladas com a implantação de 30 kits familiares de produção de mel, totalizando 300 novas colmeias. A ação beneficia famílias em situação de extrema pobreza.

Entre as localidades que passam a ter a produção de mel fortalecida estão as comunidades rurais Florestan Fernandes, Madre Tereza de Calcutá e Lagoa das Areias, entre outras. Cada um dos kits de produção contém 10 colmeias, duas vestimentas apícolas, cera alveolada, fumigador, formão e carretilha. O número de famílias beneficiadas desde 2013 com os investimentos efetuados pela Codevasf no arranjo produtivo de apicultura em Sergipe chega agora a 220.

Desde o ano passado, a Companhia já contemplou famílias de 11 municípios sergipanos. É no Alto Sertão que está concentrada a produção de mel. A produção de pólen, por sua vez, está baseada na região do Baixo São Francisco, nos municípios de Pacatuba e Brejo Grande. Está prevista para o mês de maio a chegada de novos kits ao município de Japaratuba, o que deve fortalecer a atividade apícola naquele município.

Até o momento, 10 municípios já foram contemplados pela Codevasf com cursos de capacitação para apicultores. O chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Sergipe, Thompson Ribeiro, explica que as famílias beneficiadas estão ansiosas para realizar as primeiras colheitas. “Os apicultores já fizeram a captura de enxames e estão apenas aguardando uma quantidade maior de chuvas para iniciar a produção de mel”, afirma.

A Codevasf investiu R$ 1,3 milhão para fortalecer o arranjo produtivo local de apicultura em Sergipe. O valor foi aplicado na compra de materiais de produção e na aquisição de equipamentos para beneficiamento de mel e pólen. Os valores são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, dentro do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

Ao final da ação, que será concluída neste ano, a zona rural de Sergipe terá sido contemplada com 3 mil novas colmeias de mel e pólen, as quais garantirão nova alternativa de trabalho e renda para 300 famílias. Estima-se que será gerada uma receita anual de aproximadamente R$ 1 milhão decorrente da atividade apícola para as famílias beneficiadas, proporcionando inclusão produtiva, geração de renda e preservação do meio ambiente.

Veja fotos ilustrativas no flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157632917357144/with/9320821589/

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/14-codevasf-expande-apicultura-em-comunidade-rurais-de-sergipe.mp3