Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > UNIDADES DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO DESENVOLVEM PISCICULTURA NO NORDESTE
conteúdo

Notícias

UNIDADES DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO DESENVOLVEM PISCICULTURA NO NORDESTE

publicado: 06/10/2004 15h00, última modificação: 01/11/2022 14h00

        

A conclusão das obras da Unidade de Beneficiamento de Pesca localizada no município de Propriá (SE) vai impulsionar a piscicultura na região do Baixo São Francisco e melhorar a renda dos produtores. Com capacidade de beneficiar cinco toneladas de pescado por dia e previsão de atendimento a 250 produtores, a Unidade é resultado de uma parceria entre a Codevasf, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP/PR, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, Prefeitura Municipal de Propriá e o Distrito do Perímetro Irrigado de Própriá.

A Codevasf deverá iniciar, ainda, a construção de mais quatro Unidades de beneficiamento de pescado, nos municípios de Pão de Açúcar e Penedo, em Alagoas, em em Barreiras (BA) e no Piauí, no município de Bocaina. As Unidades serão equipadas com sistema de tratamento de água, salas de recepção e processamento, fábrica de gelo, túnel de congelamento, câmara frigorífica para estocagem, unidade de tratamento de efluentes.

Essas Unidades, que ficarão à disposição das organizações dos piscicultores, permitirão agregar valor à produção possibilitando, também, a abertura de novos mercados. Os operários dessas futuras instalações, serão capacitados nas mais avançadas tecnologias de beneficiamento, visando atender às mais rigorosas exigências sanitárias de mercado, inclusive de países importadores.

Os investimentos do Governo Federal em infra-estrutura e capacitação dos produtores em piscicultura têm como objetivo elevar a produção brasileira de pescado para 1,5 milhão de toneladas por ano até 2006, portanto um acréscimo de 50% à produção registrada em 2002 .