Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > PRODUTORES DA LAPA EXPORTAM MANGA PARA A EUROPA
conteúdo

Notícias

PRODUTORES DA LAPA EXPORTAM MANGA PARA A EUROPA

publicado: 30/08/2004 15h35, última modificação: 01/11/2022 14h00 expirado

Os produtores rurais do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), são um bom exemplo de como a força do associativismo pode impulsionar o agronegócio. Depois de criarem a Central Lapa, eles conseguiram inaugurar uma pack house e, agora, comercializam a produção para a Europa.

 Na primeira semana de outubro começa a colheita da manga que seguirá para a Holanda e, de lá, para vários outros países – como Itália e Alemanha - através do Fair Trade, o comércio solidário. Pelo menos 160 toneladas de frutas serão comercializadas nesta safra.

 A presidente da Central Lapa, Elizabete Moraes estima que seis mil trabalhadores estão empregados hoje na atividade de fruticultura do projeto Formoso, localizado numa área de 12,6 mil hectares com 4,5 mil hectares em produção até agora.

A Central Lapa reúne 15 associações de produtores do Formoso e está conseguindo ampliar o mercado, graças aos equipamentos que possibilitam uma melhor armazenagem das frutas.Para atender às exigências do mercado externo, foram treinados jovens, filhos de produtores rurais, que são responsáveis pela seleção das frutas.

Para cumprir as exigências, é necessário seguir um rigoroso padrão que inclui tamanho, cor e sabor da fruta, bem como os cuidados com a produção.Por seu trabalho, Elizabeth foi agraciada com o Troféu Codevasf 30 anos, representando produtores rurais da área de atuação da 2ª Superintendência Regional.

Saiba mais sobre Comércio Solidário

O termo “Comércio Solidário”, ou “Comércio Justo” é a tradução para o Português da expressão Fair Trade, que significa uma parceria entre produtores e consumidores , buscando ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para garantir o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. O comércio solidário procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. Entre as premissas do Comércio Solidário estão: · Pagamento de preço justo pela produção · Geração de trabalho e renda · Garantia de relações de trabalho democráticas · Gestão com finalidade de auto-sustentabilidade · Preservação do meio-ambiente · Transparência e prestação de contas · Capacitação, relações de longo prazo e acesso a mercados

Do site

comerciosolidario.com.br/publique