Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > ARTESANATO AUMENTA RENDA DE PRODUTORES NO PROJETO FORMOSO
conteúdo

Notícias

ARTESANATO AUMENTA RENDA DE PRODUTORES NO PROJETO FORMOSO

publicado: 30/08/2004 15h30, última modificação: 01/11/2022 14h00 expirado

                                 

Tudo era apenas uma brincadeira...A letra da música se adapta bem à história do grupo de mulheres que transformou um sonho em realidade. A banana, principal cultura do Distrito de Formoso (BA), agora também é matéria-prima para artesanato.

Utilizando a palha da bananeira, 15 mulheres que integram a Associação de Mulheres Fortes de Formoso (AMFORT) aumentaram a renda familiar e fizeram da produção de bolsas, cestas, caixinhas, jogos americanos e mais uma infinidade de artigos , um bom negócio. “Já estamos vendendo até para a Holanda”, orgulha-se Rita de Cássia Fontes Teixeira, secretária da Associação.

A exportação é novidade no negócio mas a disposição para o trabalho faz parte da rotina dessas mulheres. Artesãs à noite e produtoras rurais durante o dia. Todas elas ajudam os maridos nos lotes. Algumas fazem o trabalho de campo e outras, como Rita, cuidam da administração da Fazenda.Ela é a encarregada da etapa de compra e venda. Na Fazenda, o casal tem 12 mil pés de banana em plena colheita. Se a fruticultura anda bem, o mesmo se pode dizer da “ atividade paralela de Rita.

Com a produção e a demanda aumentando, foi preciso trazer gente nova para o trabalho do artesanato das mulheres fortes. Toda noite, Rita tem a companhia do marido, Ailton Fogaça, que passou a ajuda-la na produção das peças. “ Ele fez este jogo americano, eu só completei com o crochê”, diz, apontando para a peça, sucesso de público na nova “ coleção”.

Foi idéia de Aílton, a criação de peças utilitárias, como a capa para telefone celular e para agenda telefônica, e suporte para copos descartáveis, feitos sob encomenda para empresas da Bahia. Para ampliar a habilidade e o conhecimento do artesanato, as mulheres participarão, este mês, de um curso de design que será realizado no próprio Distrito de Irrigação. “ queremos criar coisas novas”, afirma Rita.