Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Pequenos produtores rurais participam de Dia de Campo para impulsionar produção agropecuária em MG
conteúdo

Notícias

Pequenos produtores rurais participam de Dia de Campo para impulsionar produção agropecuária em MG

publicado: 30/04/2025 16h28, última modificação: 30/04/2025 17h08

dIA DE cAMPO mgA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu no último dia 25, no município de Ubaí, o Dia de Campo, reunindo cerca de cem pequenos produtores rurais vinculados à Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Ubaí e Região (Aplafu).

O evento faz parte do projeto Revitalizar Para Produzir, uma iniciativa da Codevasf que apoia associações comunitárias rurais já beneficiadas com máquinas e equipamentos agrícolas. O objetivo é impulsionar a produção agropecuária, gerar renda e melhorar a qualidade de vida no campo, em alinhamento com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF) .

Para tanto, os produtores receberam capacitação para a operação e manutenção de um trator agrícola, uma ensiladeira e duas carretas. A formação foi realizada em unidades demonstrativas de produção sustentável, que integram práticas de controle de processos erosivos e promovem o uso eficiente e ambientalmente responsável dos recursos.

Um dos principais focos da ação foi incentivar o desenvolvimento da fenação no município, técnica importante para a produção de alimento animal. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Fábio Padilha, responsável pela implantação da unidade em Ubaí e de outras três no norte de Minas, o sistema de plantio direto, ainda pouco utilizado na região, tem apresentado resultados promissores.

O plantio direto, feito sobre a palha, reduz a compactação do solo, controla a evaporação, estabiliza a temperatura e melhora a fertilidade com o aumento da matéria orgânica. Aplicando essa técnica aliada a uma nova metodologia de recomendação de calcário, a cultura do sorgo teve um ganho de cinco toneladas por hectare em comparação ao método tradicional de recomendação de calcário e preparo convencional do solo”, destacou Padilha.

Com os resultados preliminares, a expectativa é de um aumento significativo na produtividade, além da redução do risco de frustração de safra — um dos principais desafios da agricultura de sequeiro no norte de Minas. “Isso representa mais renda e estabilidade para os produtores da região”, completou o engenheiro.

Segundo Marco Câmara, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, a iniciativa reafirma o compromisso da Companhia com o desenvolvimento da infraestrutura rural e o fortalecimento da agricultura familiar no Vale do Rio São Francisco, em território mineiro.

Essa ação representa um passo importante no apoio à agricultura familiar e à sustentabilidade do semiárido mineiro. Estamos contribuindo para o aumento da produtividade no setor e, ao mesmo tempo, para a preservação dos recursos naturais da região”, destacou o superintendente.

Para o produtor rural e também presidente da associação Aplafu, Antônio de Jesus Rocha, a iniciativa da Codevasf vai fortalecer a atividade agropecuária local. Na sua avaliação, os equipamentos e o conhecimento repassado tornam mais fácil o fomento e a racionalização da produção, trazendo maior segurança produtiva para toda a comunidade.