Notícias
Pequenos produtores rurais participam de Dia de Campo para impulsionar produção agropecuária em MG
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu no último dia 25, no município de Ubaí, o Dia de Campo, reunindo cerca de cem pequenos produtores rurais vinculados à Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Ubaí e Região (Aplafu).
O evento faz parte do projeto Revitalizar Para Produzir, uma iniciativa da Codevasf que apoia associações comunitárias rurais já beneficiadas com máquinas e equipamentos agrícolas. O objetivo é impulsionar a produção agropecuária, gerar renda e melhorar a qualidade de vida no campo, em alinhamento com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF) .
Para tanto, os produtores receberam capacitação para a operação e manutenção de um trator agrícola, uma ensiladeira e duas carretas. A formação foi realizada em unidades demonstrativas de produção sustentável, que integram práticas de controle de processos erosivos e promovem o uso eficiente e ambientalmente responsável dos recursos.
Um dos principais focos da ação foi incentivar o desenvolvimento da fenação no município, técnica importante para a produção de alimento animal. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Fábio Padilha, responsável pela implantação da unidade em Ubaí e de outras três no norte de Minas, o sistema de plantio direto, ainda pouco utilizado na região, tem apresentado resultados promissores.
“O plantio direto, feito sobre a palha, reduz a compactação do solo, controla a evaporação, estabiliza a temperatura e melhora a fertilidade com o aumento da matéria orgânica. Aplicando essa técnica aliada a uma nova metodologia de recomendação de calcário, a cultura do sorgo teve um ganho de cinco toneladas por hectare em comparação ao método tradicional de recomendação de calcário e preparo convencional do solo”, destacou Padilha.
Com os resultados preliminares, a expectativa é de um aumento significativo na produtividade, além da redução do risco de frustração de safra — um dos principais desafios da agricultura de sequeiro no norte de Minas. “Isso representa mais renda e estabilidade para os produtores da região”, completou o engenheiro.
Segundo Marco Câmara, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, a iniciativa reafirma o compromisso da Companhia com o desenvolvimento da infraestrutura rural e o fortalecimento da agricultura familiar no Vale do Rio São Francisco, em território mineiro.
“Essa ação representa um passo importante no apoio à agricultura familiar e à sustentabilidade do semiárido mineiro. Estamos contribuindo para o aumento da produtividade no setor e, ao mesmo tempo, para a preservação dos recursos naturais da região”, destacou o superintendente.
Para o produtor rural e também presidente da associação Aplafu, Antônio de Jesus Rocha, a iniciativa da Codevasf vai fortalecer a atividade agropecuária local. Na sua avaliação, os equipamentos e o conhecimento repassado tornam mais fácil o fomento e a racionalização da produção, trazendo maior segurança produtiva para toda a comunidade.