Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Missão técnica e estratégica Impulsiona piscicultura no Norte de Minas
conteúdo

Notícias

Missão técnica e estratégica Impulsiona piscicultura no Norte de Minas

publicado: 13/02/2025 18h58, última modificação: 13/02/2025 19h00

piscicultura_capaA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, Ecofish Brasil e Adesb, realizou, entre os dias 10 e 13 deste mês, programação de trabalho denominada Missão técnica e estratégica, nos municípios de Buritizeiro e Pirapora, no Norte de Minas. O evento reuniu autoridades municipais, representantes do setor produtivo e instituições financeiras, consolidando parcerias e definindo novas estratégias para fortalecer a piscicultura na região.

Durante esses quatro dias, o grupo de trabalho participou de uma repicagem de alevinos — para selecionar e classificar os peixes por tamanho — com piscicultores da comunidade do Córrego do Formoso e de visitas a pisciculturas localizadas nos dois municípios. Também participaram de uma despesca e o abate desse pescado. Na oportunidade também foram feitas várias visitas técnicas para avaliação de possíveis locais para realização do Festival da Tilápia, com data ainda a ser definida.

O superintendente regional da 1ªSR da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, destacou o papel da instituição no fomento à piscicultura e no desenvolvimento econômico do Vale do Rio São Francisco em Minas Gerais.

As ações da Codevasf no Vale do Rio São Francisco são estratégicas para a sustentabilidade da pesca e aquicultura na região. Trabalhamos para oferecer capacitação, tecnologia e assistência técnica aos produtores, garantindo que a atividade seja economicamente viável e ambientalmente responsável. Essa missão foi um marco nesse processo, pois reforça nosso compromisso com a organização e fortalecimento do setor”, afirma o dirigente da Companhia.

Plano de Recursos Pesqueiros e Aquicultura

A Codevasf, por meio do Plano de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, tem desempenhado papel essencial no crescimento da piscicultura em Minas Gerais. O plano busca apoiar a estruturação de arranjos produtivos locais (APLs) de aquicultura, por meio da capacitação, disseminação tecnológica, implantação de projetos e doação de equipamentos e insumos, com foco nos pequenos produtores.

Atendendo os objetivos desse Plano, a Codevasf, em parceria com órgãos do estado mineiro e da Adesb, fornece ração e alevinos a 50 produtores dos municípios de Buritizeiro e Pirapora. A meta estabelecida é alcançar 40 toneladas de peixes produzidas até o final do próximo mês de março. Além da doação de espécies comerciais e nativas, a Companhia promove ainda a capacitação técnica dos produtores, incentivando o uso de tecnologias como reuso de água, consórcio com sistemas de irrigação e bioflocos, essenciais para o sucesso da piscicultura em regiões secas.

psicultura interiorEssa missão estratégica reforçou a importância da colaboração entre o setor público e privado para a estruturação de um Arranjo Produtivo Local (APL) forte na região. A troca de informações entre produtores e órgãos parceiros será essencial para o aprimoramento das políticas públicas, que serão discutidas anualmente nos Fóruns Regionais de Piscicultura

A piscicultura no Norte de Minas tem grande potencial e a realização dessa missão foi um passo fundamental para sua organização ao fortalecer ainda mais os laços entre os produtores e as instituições, além de alinhar estratégias para o crescimento sustentável da atividade”. É o que diz Maurício Gros, engenheiro de Pesca da Codevasf em Minas Gerais.