Notícias
Alunos do IFTO e comunidade local recebem capacitação em apicultura e melinopolicultura
Alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO—Campus Dianópolis) e comunidade local foram capacitados este mês em apicultura e melinopolicultura. A ação faz parte do Projeto Amanhã e foi realizada pela 10ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Palmas (TO).
A realização do curso contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) e do IFTO. Foram capacitados 28 alunos.
Os cursos possuem carga horária total de 40 horas. Os participantes receberam diversas informações sobre manejo de colmeias, criação de abelhas com ferrão e sem ferrão, produção de mel e outros produtos apícolas, além de conservação e biodiversidade e outras informações técnicas. Os participantes também participaram de uma aula prática onde realizaram a captura de abelhas, alimentação das espécies e identificação de abelhas.
Vanessa Correia, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do IFTO, ressaltou a importância da parceria da Codevasf: “Será muito importante para o desenvolvimento do Instituto e dos nossos projetos, esperamos que venham muitos cursos e que a parceria seja duradoura”, enfatizou.
“A capacitação desses alunos teve como objetivo estimular a inserção desses jovens na atividade, pois a apicultura é uma das atividades que tem grande importância econômica e estratégica no estado do Tocantins. A expectativa é de que essa ação seja replicada para outras regiões do estado”, explicou César Félix, superintendente Regional da Codevasf no Tocantins.