Notícias
Codevasf promove capacitações em operação e manutenção de máquinas em Tocantins
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu, em Carmolândia (TO), capacitações voltadas para a operação e manutenção de máquinas. No total, 35 pessoas foram capacitadas. A ação foi realizada pela Superintendência Regional em Tocantins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) e o Sindicato Rural de Araguaína. A realização do curso faz parte do Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf.
Foram realizadas três capacitações nas áreas de operação e manutenção de tratores agrícolas, pás carregadeiras e retroescavadeiras. Durante o curso, com carga horária de 40 horas, os participantes receberam aulas práticas e teóricas sobre o uso adequado dos equipamentos e a sua correta conservação.
César Felix Fragoso, superintendente regional da Codevasf em Tocantins, ressalta a importância das capacitações: "Os cursos irão ajudar as famílias na agricultura familiar. Cada aluno recebe certificado do SENAR e pode utilizar os conhecimentos para melhor uso dos equipamentos. Essa parceria entre o SENAR e os municípios promove mais desenvolvimento regional, o que resume a missão da Codevasf", explica Fragoso.
Os alunos avaliaram positivamente a iniciativa. É o caso do agricultor Andrês Valentim, que participou das três capacitações. "O curso foi muito importante. É gratificante aprender coisas novas que podemos usar na vida profissional", afirmou.
Forte atuação
Segundo o coordenador do Projeto Amanhã em Tocantins, Tiago Cota, a Codevasf tem uma atuação muito forte por meio dessa iniciativa. "A Superintendência Regional no estado continua firme em sua missão de levar conhecimento e educação para jovens e adultos em todo o Tocantins. A transformação real da comunidade se dá através da educação, e a Codevasf leva muito a sério essa missão", explica.
O Projeto Amanhã promove ações de capacitação e inserção de pessoas no mercado de trabalho. Desde a sua implantação, em 1993, mais de 35 mil jovens já foram beneficiados. Os cursos são gratuitos e voltados principalmente para as áreas finalísticas da Companhia.
A estratégia do projeto é o desenvolvimento gradativo do jovem para que ele seja protagonista do seu desenvolvimento profissional. A ideia é que ele seja integrado à atividade produtiva a fim de contribuir economicamente em sua comunidade.