Notícias
Codevasf inicia entrega de carnês do K1 referente ao ano de 2025
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu os carnês do K1 referente ao ano de 2025. Os agricultores dos projetos públicos de irrigação mantidos pela empresa podem retirar os boletos nos distritos de irrigação ou nos Setores de Cobrança das Superintendências Regionais.
“Neste ano, para atender uma demanda dos irrigantes, a novidade é que o carnê foi dividido em quatro parcelas trimestrais, com o vencimento antecipado para o dia 25. Também há a opção de pagamento em parcela única, basta solicitar o boleto único aos Setores de Cobranças das Superintendências Regionais. O vencimento da primeira parcela será em 25 de abril de 2025”, explica a chefe da Unidade de Gestão da Cobrança da Codevasf, Aureni Diniz.
As parcelas do carnê do K1 podem ser pagas em qualquer banco. Após a data de vencimento, elas estão sujeitas a multa de 2% e juros de 0,5% ao mês ou fração. “Além do acréscimo de multa e juros, os irrigantes poderão sofrer as sanções previstas no art. 38 da Lei n° 12.787/2013: suspensão do fornecimento de água, retomada do lote e cobrança judicial dos débitos”, completa a chefe da Unidade de Gestão da Cobrança.
O pagamento anual do K1 é uma obrigação do agricultor em projetos públicos de irrigação. A cobrança é referente ao uso das infraestruturas de irrigação de uso comum e de apoio à produção. Estabelecido por meio da Lei n° 12.787/2013 (Política Nacional de Irrigação), hoje o K1 é cobrado diretamente pela Codevasf aos seus usuários.