Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Codevasf entrega veículos que fortalecem ações de segurança hídrica no Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega veículos que fortalecem ações de segurança hídrica no Piauí

publicado: 28/04/2025 16h23, última modificação: 28/04/2025 16h23

Máquinas combate seca PI 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, na última sexta-feira (25), na zona Sul de Teresina (PI), a entrega de caminhão-pipa e retroescavadeiras a quatro municípios piauienses. Com investimentos que ultrapassam R$ 1,5 milhão, a iniciativa viabiliza a execução de soluções hídricas de curto prazo para regiões atingidas pela seca no estado.

Por meio da Superintendência Regional da Codevasf no estado, via recursos do Orçamento Geral da União, foram beneficiadas prefeituras dos seguintes municípios: Canto do Buriti, Curral Novo, Morro do Chapéu - beneficiados com uma retroescavadeira cada um, além de Pedro II – atendido com um caminhão-pipa de 9 mil litros.

Máquina combate seca PI 02Com cenário de estiagem severa, sobretudo na região sul, o Piauí possui atualmente 129 municípios sob decreto de emergência estadual. Com o carro-pipa doado pela Codevasf, as comunidades que sofrem com escassez hídrica têm acesso à água de maneira emergencial. Já as retroescavadeiras possibilitam construção e recuperação de barreiros, de pequenas barragens, de redes pluviais, dentre outras.

O superintendente da Regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca que a empresa pública federal tem um papel importante neste momento em que choveu 50% menos que o esperado para os últimos três meses.

“Vivenciamos um período chuvoso irregular, que se configura como a seca mais severa em oito anos, castiga milhares de famílias, sobretudo as mais carentes, e atinge também produção agrícola, atividades apícolas, bovinocultura e piscicultura. É papel da Codevasf atuar com medidas de segurança hídrica de curto prazo, como poços e cisternas, e acelerar a execução de obras a longo prazo, a exemplo de adutoras e barragens”, disse o gestor.