Notícias
Codevasf e SergipeTec capacitam coletores de amostras apícolas
A Codevasf e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) iniciaram a capacitação de coletores de amostras apícolas para o projeto Rede Nordeste de Transição Ecológica para Apicultura e Meliponicultura (Rede-ApiMel). A ação ocorreu entre os dias 15 e 17 de abril no Monumento Natural Grota do Angico, importante unidade de conservação da caatinga no Alto Sertão de Sergipe.
Essa foi a primeira iniciativa do projeto Rede-ApiMel, que conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Durante a capacitação, os participantes foram instruídos sobre técnicas de coleta de material botânico e de abelhas na caatinga, visando analisar a qualidade e a quantidade do mel local. A coleta é uma etapa necessária para a rastreabilidade dos produtos das abelhas no semiárido do Nordeste.
A capacitação contou com a presença de 18 participantes e foi coordenada pelo engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e coordenador técnico do projeto. A ação teve o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac), com participação da gerente de Áreas Protegidas e Florestas de Sergipe, Valdelice Barreto.
“Essas ações irão fortalecer o desenvolvimento da Rota do Mel em Sergipe, identificando as melhores plantas para as abelhas e qualidade do mel. O próximo passo é iniciar as análises dos méis e produzir as plantas das abelhas”, explicou o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes.
O projeto realizado pela Codevasf em parceria com o SergipeTec atende a uma prioridade do Governo Federal, que é o desenvolvimento sustentável com foco em redução de impactos climáticos. A ação também acelera a implantação da Rota do Mel em Sergipe, uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.