Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Codevasf conclui capacitações em operação e manutenção de máquinas pesadas no Tocantins
conteúdo

Notícias

Codevasf conclui capacitações em operação e manutenção de máquinas pesadas no Tocantins

publicado: 23/04/2025 16h44, última modificação: 23/04/2025 17h54

maquinarioCerca de 25 pessoas, em Carmolândia, no Tocantins, participaram de treinamentos para operarem e manterem máquinas pesadas, no mês de abril. Os cursos foram realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Tocantins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO).

Com apoio da Prefeitura Municipal de Carmolândia, foram realizados dois treinamentos: um de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira e outro de Operação e Manutenção de Retroescavadeira. Os participantes contaram com aulas teóricas e práticas relacionadas às atividades operacionais e de manutenção em máquinas pesadas. Os cursos foram realizados de 07 a 16 de abril. A carga horária de cada curso foi de 40 horas.

A ação faz parte do Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf que há mais de 30 anos capacita jovens e adultos e promove inclusão social, geração de renda e desenvolvimento regional. “A atuação da Companhia, em parceria com Senar/TO, vem transformando a realidade do  Tocantins. O conhecimento transforma e muda a realidade das pessoas. Conseguimos perceber como o estado evoluiu nesses três anos de atuação da Codevasf e as capacitações são fundamentais para essas mudanças”, destacou Cesar Felix Fragoso, superintendente Regional da 10ª SR, em Palmas (TO).

José Claudiney de Oliveira, secretário de infraestrutura da localidade, ressaltou a importância da capacitação para a comunidade: “O município de Carmolândia só tem a agradecer as parcerias com a Codevasf, SENAR e Sindicato Rural de Araguaína pois os cursos vieram em um momento especial para capacitar os servidores que levarão os conhecimentos recebidos pra toda vida”.