Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Codevasf apresenta projeto "Irrigar para Desenvolver" em Bom Jesus da Lapa (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta projeto "Irrigar para Desenvolver" em Bom Jesus da Lapa (BA)

publicado: 15/04/2025 16h43, última modificação: 16/04/2025 11h39

irrigar para desenvolverA Codevasf apresentou nesta semana o projeto “Irrigar para Desenvolver” em Bom Jesus da Lapa (BA). A apresentação foi conduzida pela diretora da Área de Irrigação e Operações, Alessandra Rossin, nas instalações da 2ª Superintendência Regional da Companhia. Participaram da apresentação técnicos e gestores da Codevasf, agricultores de Serra do Ramalho (BA) e representantes de Banco do Brasil, Banco do Nordeste, IF Baiano, Sindicado dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa e Prefeitura de Serra do Ramalho. Os participantes foram apresentados a detalhes do “Irrigar para Desenvolver” com vistas a sua possível implantação em Serra do Ramalho (BA).

O projeto busca fortalecer a produção agrícola das localidades beneficiadas, com geração de emprego e renda e impulso ao desenvolvimento sustentável. A Codevasf obteve sucesso com a iniciativa no município de Flores de Goiás (GO).

De acordo com Alessandra Rossin, o projeto teve início em Flores de Goiás com um grupo de 10 agricultores. “Tivemos evidência da mão-de-obra feminina se destacando, gerando independência financeira para as mulheres. As famílias passaram a ter renda suficiente para se sustentarem, reinvestirem e ampliarem suas áreas”, afirma.

Os participantes do encontro desta semana devem passar a avaliar as características da região e a disponibilidade hídrica de Serra do Ramalho (BA) para definir as culturas mais adequadas à irrigação.

Na avaliação do superintendente da Codevasf na região, Harley Xavier, Serra do Ramalho é um município promissor para o projeto, em razão da existência de boas terras e de água no subsolo, e de agricultores dispostos. “Além de uma logística já consolidada dada a proximidade com o Projeto Formoso”, acrescenta.

irrigar para desenvolver 2Irrigar para Desenvolver - O projeto demonstrou resultados positivos no Nordeste Goiano, com a implantação de um projeto-piloto que beneficiou 10 famílias de agricultores em Flores de Goiás. Houve investimento em sistemas de irrigação localizados por microaspersão para a cultura da manga e em sistemas de gotejamento e espaldeira (para cultivo de espécies trepadeiras) para a cultura do maracujá.

Investimentos posteriores beneficiaram os municípios de São João da Aliança e Formosa. A meta para o fim de 2025 é a implantação de 200 hectares irrigados na região (100 ha manga e 100 ha maracujá), com evolução para 400 hectares em 2026 (200 ha manga e 200 ha maracujá). O projeto conta com parceiros que atuam em toda a cadeia produtiva.