Notícias
Cadeia produtiva da apicultura de Delmiro Gouveia (AL) vai ganhar uma Casa de Processamento de Mel
A cadeia produtiva da apicultura de Delmiro Gouveia (AL) vai ganhar uma Unidade de Processamento de Mel, conhecida como Casa de Mel, já projetada para atender todas as exigências sanitárias. A unidade está sendo implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com investimentos de R$ 464 mil e deve beneficiar apicultores do município e de outras cidades do sertão de Alagoas, que agora terão condições de fornecer ao mercado consumidor um produto de qualidade com critérios de segurança sanitária e produzido com o uso de boas práticas apícolas.
A Casa de Mel de Delmiro Gouveia será construída pela Codevasf em um terreno doado da prefeitura municipal com área total de 23,6 hectares, onde serão utilizados 625 m2 para construção da unidade. O local fica situado no povoado Facão, na zona rural do município. A obra de implantação da unidade já foi iniciada e deve ser concluída até o final deste ano. Após a conclusão da obra, o empreendimento será repassado a uma organização da cadeia produtiva da apicultura da região.
A unidade terá dois blocos: um de processamento do mel e outro de apoio administrativo e deve contar com espaços de higienização, salas de decantação e envase, de embalagens, de estocagem e expedição e de processamento, além de almoxarifado, espaço de carga e descarga, escritório, recepção e banheiros.
Além da construção dos blocos, a Codevasf também vai disponibilizar os equipamentos para funcionamento da casa de mel. Entre esses equipamentos estão o garfo desoperculador utilizado para a retirada dos opérculos dos favos, a mesa desoperculadora usada na desoperculação dos favos de mel, a centrífuga para retirar o mel dos alvéolos por meio de movimento de rotação em torno de seu próprio eixo (força centrífuga) e decantadores para armazenamento do mel já centrifugado e filtrado, que atua na separação das impurezas ainda presentes no produto.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a unidade deve gerar maior valor agregado aos produtos apícolas e consequentemente melhorar a renda das famílias inseridas na atividade. “Estamos implantando em Delmiro Gouveia uma casa de mel que permitirá aos apicultores do município fornecer ao mercado um produto de qualidade com critérios de segurança e produzido a partir de boas práticas, o que ampliará a possibilidade de atingir novos mercados. A unidade será um modelo de segurança sanitária e deve ser ampliado para outros municípios”, revelou.
As casas de mel ou unidades de beneficiamento ou processamento de mel são estabelecimentos que se dedicam ao beneficiamento, industrialização e classificação de mel e seus derivados. Para que possam funcionar, elas devem atender aos padrões sanitários determinados pelo regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (Riispoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A adequação das unidades em implantação pela Codevasf já ocorre na fase de elaboração do projeto e passa também pela escolha do terreno para construção dos empreendimentos.
A iniciativa integra as ações da linha atuação da Codevasf em Inclusão Socioprodutiva e está sendo executada com recursos do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado – Nacional.