Notícias
Acordo de Cooperação Técnica entre Codevasf e IFMA promove preservação de nascentes no Maranhão
Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão realizaram vistoria conclusiva das atividades do Projeto de Preservação, Recuperação e Análises Físicas e Químicas em Áreas de Nascentes afluentes do Rio Itapecuru. As ações integram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus de Caxias-MA.
O objetivo do projeto previa a execução de ações de proteção, recuperação e monitoramento em áreas de nascentes, a fim de contribuir para a melhoria das condições hidroambientais de microbacias hidrográficas. Dentre os objetivos específicos, previa-se a identificação e a caracterização de, no mínimo, 20 nascentes, classificando-as quanto ao estado de conservação (preservada, perturbada ou degradada); a execução de intervenções técnicas julgadas como mais adequadas para a proteção e a recuperação das nascentes, de acordo com o estado de conservação de cada uma, e; o monitoramento da qualidade da água das nascentes e de corpos hídricos.
Os trabalhos se concentraram nas nascentes dos riachos Lamego, Limpeza, Ouro, São José, Sanharó, Buriti Corrente, Boi Morto, Correntinho I e II, Sambaíba e Buenos Aires (em Caxias); Água Fria, São José e Saco (em Codó); Itapecuruzinho e Sapê (localizados em Matões) e riacho Codozinho (no município de Governador Eugênio Barros).
Foi constatada a execução de todas as etapas previstas no ACT para as 20 nascentes localizadas nas zonas rural e urbana dos municípios atendidos. Dentre outras medidas, realizou-se o levantamento das características das nascentes, de suas Áreas de Proteção Permanente (APPs) e zonas de recarga, cercamento no raio de 50 metros, plantio de mudas e preenchimento de ficha cadastral dos proprietários.
“Diante das informações contidas nos relatórios apresentados e evidenciadas pelas visitas às nascentes, verificamos a conclusão de mais um trabalho de grande relevância na preservação e na recuperação ambiental de bacias hidrográficas no Maranhão. Com isso, a Codevasf busca a manutenção da biodiversidade e a preservação dos sistemas hídricos existentes, garantindo às gerações futuras ecossistemas mais equilibrados e sustentáveis”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.
Resultados alcançados
Atendendo aos objetivos do ACT, as nascentes selecionadas foram cercadas e houve o plantio de mudas no entorno. Como consequência, ocorreu a regeneração natural da vegetação e o ressurgimento da água em pontos dentro do raio de 50 metros em algumas nascentes.
Também foi possível obter bons resultados das ações de sensibilização dos proprietários das nascentes trabalhadas. Muitos ficaram satisfeitos com os resultados do projeto, inclusive disseminando informações de seus êxitos entre os demais proprietários rurais. Esse entusiasmo os impulsionou a continuar com o projeto e manter suas nascentes preservadas, influenciando outros donos de terra a aderir às ações desenvolvidas.
Mais um indicativo de sucesso do projeto foi a promoção de intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas. Em decorrência do ACT, foram criados estágios, projetos de iniciação científica, monografias e dissertações de pesquisadores e alunos do IFMA Campus Caxias nos cursos de Licenciatura em Química e Biologia.
“Concluindo mais uma importante ação, a Codevasf constatou que houve um impacto ambiental positivo e de grande magnitude nas áreas atendidas pelo projeto. Destaque nesse processo foi a sensibilização dos proprietários que possuem nascentes em suas áreas, haja vista que a conservação da água em seus domínios é preponderante para favorecer a flora e fauna locais”, avalia o gerente regional de Suporte Integrado, Emanuell Martins.
O IFMA e a Codevasf se comprometeram agora a trabalhar conjuntamente na elaboração de um Seminário para a apresentação do Relatório Final ao público acadêmico e a produtores rurais da região, mostrando o resultado das ações de cada nascente e depoimentos dos produtores sobre o êxito de suas nascentes recuperadas.
O que previa o acordo
Os termos do ACT previam à Codevasf a doação de kit contendo veículo tipo off road 4x4, receptores GPS/GLONASS, câmera fotográfica, microcomputadores, além de equipamentos, sondas, soluções e reagentes para análise de parâmetros físico-químicos da água; entre outras ações. Ao IFMA competia disponibilizar equipe técnica e apoio logístico para desenvolvimento das ações previstas para a execução do projeto; além de outras atividades.