Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Abertas as inscrições para eventos nas áreas de apicultura e meliponicultura, promovidos pela Codevasf em São Raimundo Nonato (PI)
conteúdo

Notícias

Abertas as inscrições para eventos nas áreas de apicultura e meliponicultura, promovidos pela Codevasf em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 06/05/2025 16h40, última modificação: 06/05/2025 16h44

Mel PI 04A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, entre os dias 22 e 24 de maio, no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em São Raimundo Nonato (PI), o XVII Seminário Piauiense de Apicultura e o III Seminário Piauiense de Meliponicultura. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://seminarioapiculturapiaui.com.

O evento reunirá apicultores, meliponicultores, pesquisadores, gestores públicos e especialistas do setor para discutir desafios e inovações apícolas com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do mel. A programação conta com palestras técnicas, feiras de produtos, oportunidades de negócios, troca de experiências, bem como a abordagem dos impactos das mudanças climáticas na produção, técnicas inovadoras de manejo, sustentabilidade e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da produção do mel no semiárido.

Somados aos investimentos em equipamentos, infraestrutura e capacitação de produtores, o evento é mais uma das ações estratégicas da Codevasf para impulsionar a apicultura e a meliponicultura na região. “Incentivamos essa atividade que gera renda, preserva a caatinga e coloca o estado como destaque nacional e internacional na qualidade do mel. Por isso, seminários como este são tão importantes para discutirmos e aprimorarmos o que já temos feito no estado”, afirma o superintendente regional da Companhia no Piauí, Marcelo Castro Filho.

O evento também conta com o apoio da Federação das Entidades Apícolas do Piauí (FEAPI), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), do Somos Coop, da Cooperativa Mel do Sertão, do Sistema OCB, da Embrapa Meio-Norte e do SEBRAE.

Mel piauiense em destaque

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Piauí é o 2º maior produtor de mel do país, sendo o município de São Raimundo Nonato o principal polo de apicultura do estado. Reconhecendo o potencial da região, a Codevasf instalou, em 2024, na cidade, um Escritório Técnico, vinculado à 7ª Superintendência Regional, que atende diretamente 30 municípios do Território Serra da Capivara.