Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Região de Barreiro, em BH, recebe investimentos para oportunidades na cadeia de confecção e moda
conteúdo

Notícias

Região de Barreiro, em BH, recebe investimentos para oportunidades na cadeia de confecção e moda

publicado: 13/03/2024 14h17, última modificação: 13/03/2024 14h17

A cadeia produtiva da confecção e da moda na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu investimentos de cerca de R$ 200 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para estruturação de atividades de fomento à produção e desenvolvimento do segmento. Na sexta-feira (8), foi entregue à comunidade do bairro Barreiro, na capital mineira, as instalações do Viaduto Arte e Costura, um espaço que funciona na área do projeto Viaduto das Artes e que será utilizado para capacitações e execução de projetos para inserção de pessoas da região na cadeia produtiva da confecção e da moda. Um desfile com peças já produzidas marcou a inauguração.

investimentos da Codevasf para oportunidades na cadeia de confecção e moda.jpegOs recursos investidos pela Codevasf foram aplicados no repasse de máquinas e equipamentos e na realização de cursos na área de moda, com conteúdos como planejamento e desenvolvimento de coleções, modelagem básica e industrial e Moda Upcycling.

Segundo a analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Cleonice Elias, responsável pelas ações da Companhia na cadeia produtiva da confecção e moda em Minas Gerais, a empresa tem feito diversos investimentos na atividade e agora une esforços com a Associação Viaduto das Artes para promoção de ações de capacitação e criação de oportunidade para a população da região do bairro Barreiro, onde residem cerca de 300 mil habitantes.

“A Codevasf está investindo na estruturação do projeto Viaduto Arte e Costura, pois acredita que a iniciativa tem grande potencial para inserção de pessoas dessa região no mercado de trabalho que se abre na cadeia produtiva da confecção e da moda. Projetamos que as capacitações aliadas ao acesso a modernas máquinas e equipamentos possam atuar para melhoria dos processos produtivos e para geração de emprego e renda, contribuindo assim para reduzir as desigualdades regionais no território mineiro”, explicou.

Ela acrescentou que com a ampliação da área de atuação da Codevasf em Minas Gerais, que levou à criação 16ª Superintendência Regional, com sede em Belo Horizonte, tornou-se ainda mais importante o desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

Geração de trabalho e renda

investimentos da Codevasf para oportunidades na cadeia de confecção e moda 2.jpegO potencial da atividade para geração de trabalho e renda e desenvolvimento da região metropolitana da capital mineira foi destacado pelo superintendente regional Antônio Romeu Pereira Souto Filho. “Na região metropolitana de Belo Horizonte, as ações de confecção e da moda tem um grande potencial de geração de emprego e renda, inclusive na própria capital mineira, que possui uma cadeia produtiva devidamente estruturada. No entanto, há a necessidade de investimentos públicos que apoiem de maneira diferenciada o desenvolvimento desses empreendimentos, especialmente em região como a do bairro Barreiro”, defendeu.

O setor de vestuário na região metropolitana de Belo Horizonte emprega atualmente 24 mil pessoas, segundo dados do APL Vestuário de Minas Gerais.

A estruturação de atividades produtivas é uma das estratégias da Codevasf para estimular a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das famílias dos territórios da área de atuação da empresa pública. Além do atendimento a projetos e iniciativas produtivas de pequenos produtores em comunidades rurais, como piscicultura e apicultura, a Companhia vem atendendo o público da indústria da confecção e da moda.

Viaduto das Artes

A Associação Viaduto das Artes é uma organização da sociedade civil de Belo Horizonte que mantém o equipamento cultural e multidisciplinar de mesmo nome no bairro Barreiro, sudoeste da capital, e que atua com projetos culturais, sociais e educacionais para a população daquela região.