Notícias
Projeto Amanhã capacita jovens para desenvolver coleção moda afro em alusão ao mês da Consciência Negra
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 1ª Superintendência Regional em Montes Claros (MG), capacitou jovens do Projeto Amanhã para desenvolvimento da coleção moda afro, em alusão ao dia da Consciência Negra (20/11). A iniciativa foi realizada em parceria com a Escola Municipal Manuel Pereira, situada na comunidade rural de Santa Bárbara (MG).
De acordo com Cleonice Elias dos Santos, coordenadora regional do Projeto Amanhã, além da capacitação para inserção no mercado de trabalho e geração de emprego e renda, a moda afro apresenta-se como uma forma de resgate — um suporte à cultura afro-brasileira, com reafirmação da identidade — e é também uma firma de resistência contra a discriminação, pois gera uma reflexão sobre as questões raciais no Brasil.
“Nesse contexto, a moda afro-brasileira foi vista e discutida pelos jovens como o design da resistência, a estética da reflexão, o vestir como uma ação política, com o propósito de recontar a história afro-brasileira e mostrar o quanto a estética é capaz de criar uma consciência que resulte em reflexões e ações práticas para o empoderamento da população negra no Brasil”, diz Cleonice.
Sobre o Projeto Amanhã
O Projeto Amanhã foi instituído pela Codevasf em 1993 e já capacitou mais de 35 mil pessoas acima de 14 anos. “São ofertadas várias ações, principalmente cursos de capacitação, que estão dentro das áreas finalísticas da Empresa, como, por exemplo, piscicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura, avicultura, artesanato, turismo sustentável, irrigação, saneamento básico etc. E também atividades complementares, como palestras, dias de campo, workshop, campanhas, seminários, palestras interativas e atividades relativas à economia sustentável, criativa e solidária", explica a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.
O Projeto desenvolve ações compatíveis com as necessidades e os anseios dos jovens e visam à ampliação de conhecimentos, ao desenvolvimento de habilidades e à qualificação profissional para que possam atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e de economia criativa e solidária. Também contribuem para minimizar o êxodo rural, fomentando a sucessão rural. As ações do Projeto também contribuem para o aumento da renda familiar e ajudam a melhorar as relações interpessoais e a desenvolver lideranças.