Notícias
Gestores da Codevasf visitam cooperativa de apicultores em Bocaiuva, no Norte de Minas
Um grupo de gestores e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) conheceu de perto as instalações da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), localizada em Bocaiuva (MG). A entidade recebe apoio da Companhia e atualmente abastece mercados nacionais e internacionais com produtos de alto valor agregado.
O mel produzido pela Coopemapi dispõe de altos padrões de qualidade estabelecidos pelos mercados nacional e internacional. Todos os produtos da cooperativa são certificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a maioria com certificados orgânicos, aprovados pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Além do mel silvestre, a cooperativa produz ainda mel de caráter especial, como mel de aroeira, da flor do abacate, da flor do café, de eucalipto e da flor da betônica.
Entre os principais destinos dos produtos da cooperativa no mercado internacional estão Estados Unidos, Bélgica, Portugal, Itália, Alemanha e Noruega. No mercado nacional, os produtos são distribuídos principalmente em farmácias e drogarias, supermercados, empórios, redes varejistas e e-commerce.
Integrante da cadeia produtiva da apicultura no Norte de Minas, segundo o presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes de Souza, a cooperativa conta com o apoio da Codevasf desde sua fundação e vem recebendo investimentos da Companhia para estruturação e dinamização das etapas de produção, industrialização e escoamento dos produtos apícolas.
“A Codevasf apoia a cooperativa desde antes de sua criação em 2016, na fase de articulação. Recebemos assistência técnica, materiais, a construção do entreposto de mel, a realização de reuniões estratégicas de articulação da apicultura na região. Tudo isso traz um retorno ao trabalho dos cooperados com um valor agregado aos produtos apícolas. Hoje a Companhia apoia cerca de 2,5 mil famílias no Norte de Minas com a geração de receita e de renda para essas pessoas”, afirmou o presidente da cooperativa.
Um exemplo citado pelo líder cooperado que ilustra os resultados do apoio da Companhia à estruturação e à dinamização da cadeia produtiva da apicultura no norte mineiro é a conquista de mercado para o mel de aroeira. “Esse valor agregado se vê no mel de aroeira, que antes valia 70% do valor do mel silvestre. Hoje o mel de aroeira vale 40% a mais que silvestre”, revelou Luciano Fernandes de Souza.
Ele ainda aponta como resultados do sucesso da intervenção da Codevasf na apicultura da região a fixação de jovens na região rural, pois a estruturação e dinamização da cadeia produtiva foi acompanhada também por investimentos na formação de mão de obra especializada com a chegada ao Norte de Minas de cursos técnicos e tecnológicos, que agregam inovação à atividade produtiva.
A cooperativa é composta por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e extrativistas. Atualmente, a entidade atende 25 municípios mineiros, totalizando 189 cooperados pessoa física e seis cooperados pessoa jurídica.