Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Gestores da Codevasf visitam cooperativa de apicultores em Bocaiuva, no Norte de Minas
conteúdo

Notícias

Gestores da Codevasf visitam cooperativa de apicultores em Bocaiuva, no Norte de Minas

publicado: 29/01/2024 17h24, última modificação: 29/01/2024 17h24

Um grupo de gestores e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) conheceu de perto as instalações da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), localizada em Bocaiuva (MG). A entidade recebe apoio da Companhia e atualmente abastece mercados nacionais e internacionais com produtos de alto valor agregado.

Gestores da Codevasf visitam cooperativa de apicultores em Bocaiuva.JPGO mel produzido pela Coopemapi dispõe de altos padrões de qualidade estabelecidos pelos mercados nacional e internacional. Todos os produtos da cooperativa são certificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a maioria com certificados orgânicos, aprovados pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Além do mel silvestre, a cooperativa produz ainda mel de caráter especial, como mel de aroeira, da flor do abacate, da flor do café, de eucalipto e da flor da betônica.

Entre os principais destinos dos produtos da cooperativa no mercado internacional estão Estados Unidos, Bélgica, Portugal, Itália, Alemanha e Noruega. No mercado nacional, os produtos são distribuídos principalmente em farmácias e drogarias, supermercados, empórios, redes varejistas e e-commerce.

Integrante da cadeia produtiva da apicultura no Norte de Minas, segundo o presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes de Souza, a cooperativa conta com o apoio da Codevasf desde sua fundação e vem recebendo investimentos da Companhia para estruturação e dinamização das etapas de produção, industrialização e escoamento dos produtos apícolas.

Gestores da Codevasf visitam cooperativa de apicultores em Bocaiuva 3.JPG“A Codevasf apoia a cooperativa desde antes de sua criação em 2016, na fase de articulação. Recebemos assistência técnica, materiais, a construção do entreposto de mel, a realização de reuniões estratégicas de articulação da apicultura na região. Tudo isso traz um retorno ao trabalho dos cooperados com um valor agregado aos produtos apícolas. Hoje a Companhia apoia cerca de 2,5 mil famílias no Norte de Minas com a geração de receita e de renda para essas pessoas”, afirmou o presidente da cooperativa.

Um exemplo citado pelo líder cooperado que ilustra os resultados do apoio da Companhia à estruturação e à dinamização da cadeia produtiva da apicultura no norte mineiro é a conquista de mercado para o mel de aroeira. “Esse valor agregado se vê no mel de aroeira, que antes valia 70% do valor do mel silvestre. Hoje o mel de aroeira vale 40% a mais que silvestre”, revelou Luciano Fernandes de Souza.

Gestores da Codevasf visitam cooperativa de apicultores em Bocaiuva 2.JPGEle ainda aponta como resultados do sucesso da intervenção da Codevasf na apicultura da região a fixação de jovens na região rural, pois a estruturação e dinamização da cadeia produtiva foi acompanhada também por investimentos na formação de mão de obra especializada com a chegada ao Norte de Minas de cursos técnicos e tecnológicos, que agregam inovação à atividade produtiva.

A cooperativa é composta por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e extrativistas. Atualmente, a entidade atende 25 municípios mineiros, totalizando 189 cooperados pessoa física e seis cooperados pessoa jurídica.