Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Espaços de convivência em Alagoas recebem investimentos da Codevasf
conteúdo

Notícias

Espaços de convivência em Alagoas recebem investimentos da Codevasf

publicado: 08/11/2024 16h10, última modificação: 08/11/2024 16h18

Praça santa terezinhaDois espaços de convivência comunitárias e de comercialização de produtos locais no município de Santa Luzia do Norte (AL), na Região Metropolitana de Maceió (RMM), foram revitalizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em convênio com a prefeitura municipal. Com investimentos de cerca de R$ 976 mil, os espaços agora contam com academia pública para prática de atividades físicas, um parquinho com brinquedos para crianças e local para quiosques para o comércio popular, especialmente produtos da comunidade quilombola Quilombo Quilombo. 

Foram revitalizadas a praça Maestro Jalmeriz, no bairro do Porto, com uma área de 2.041,46m², e a praça Santa Terezinha, no bairro Caldeireiro, com área de 1.135,13m². A partir do convênio com a Prefeitura de Santa Luzia do Norte, a Codevasf buscou dotar esses locais com infraestrutura para comercialização e exposição de produtos da região, como estratégia para fomentar a economia local, e também ofertar espaços comunitários qualificados.

Os investimentos da Codevasf estão alinhados às diretrizes do Programa de Desenvolvimento Regional e Territorial como ação de apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado. A expectativa é fortalecer as atividades comunitárias e fomentar a comercialização de produtos locais, conforme aponta o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares.

Com a estruturação desses espaços, a Codevasf implanta a infraestrutura para convivência comunitária e para uso do comércio popular, trazendo reflexos para o desenvolvimento econômico e social local. As áreas agora poderão ser utilizadas de diversas formas para a integração e convívio das comunidades e ainda como um espaço de geração de trabalho e renda, o que beneficia, por exemplo, a comunidade quilombola Quilombo Quilombo, que possui mais de 300 anos de história”, destacou.

O prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Augusto Lima, comemorou a parceria com a Codevasf para ofertar espaços públicos qualificados à população. Ele apontou a contribuição para o desenvolvimento do comércio local, especialmente de produtos da comunidade quilombola Quilombo Quilombo, um quilombo urbano localizado na sede do município e que comercializa produtos da cultura afro-brasileira.

Na praça Maestro Jalmeriz, que conhecemos como Praça da Bíblia, nós temos um grande espaço de lazer com área para criançada e, principalmente, para o comércio local com oportunidades para vendedores ambulantes comercializarem os seus produtos. Já na Praça Santa Terezinha, organizamos o espaço para a venda de produtos oriundos da nossa cultura, especialmente a cultura quilombola, onde nós vendemos tapioca, macasado, beiju, produtos oriundos da macaxeira e do coco. Esses espaços são importantíssimos para comercialização e para o desenvolvimento do nosso comércio local’, afirmou.

As obras para revitalização das praças Jalmeriz e Santa Terezinha incluíram assentamento de meio-fio para vias urbanas e para delimitação de jardins, praças ou passeios, plantio de grama, implantação de piso intertravado, de piso em concreto e de piso tátil direcional e de bancos e mesas de concreto e de caramanchão em eucalipto, instalação hidrosanitária, instalações elétricas, plantio de árvores como palmeiras, paisagismo com arbustos, cerca viva e o plantio de Bougainville, também conhecida como primavera.

Os espaços agora contam com uma academia pública com equipamentos como prancha abdominal e barras marinheiro, e brinquedos para crianças, como gangorra, balanço triplo e escorregador, além de toda a acessibilidade para pessoas com deficiência.